|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
reportagem de capa
Twitter chama a atenção de empresas
NEGÓCIOS >> Presença no microblog pode dobrar a quantidade de mensagens postadas sobre a marca no serviço, diz pesquisa
Reprodução
|
|
Tela de votação para escolher o sabor da nova pizza da Pizza Hut de Porto Alegre; as sugestões foram feitas por seguidores da marca no Twitter
DA REPORTAGEM LOCAL
A presença de uma empresa
no Twitter é capaz de dobrar a
quantidade de mensagens postadas sobre a marca no serviço
de microblog. A conclusão é de
uma pesquisa do iDigo (Núcleo
de Inteligência Digital).
O estudo analisou 91.145
mensagens trocadas no microblog sobre 50 marcas de relevância nacional, de oito setores
econômicos, durante o período
de 20 de setembro a 24 de outubro de 2009.
Cláudio Torres, consultor em
marketing digital que participou da pesquisa, diz que o aumento expressivo no número
de internautas brasileiros contribui para que as empresas
deem mais atenção às mídias
sociais. "Eram cerca de 28, 29
milhões de internautas em
2007. Hoje em dia os últimos
números já falam em mais de
67 milhões", diz.
Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter
e postam, em média, cinco
mensagens por dia.
Embora as empresas que não
têm Twitter também sejam citadas, o grupo que atua no microblog concentra 74% do volume total de mensagens trocadas sobre marcas no período.
Outros 11,2% das mensagens
postadas que citam as empresas são retransmitidas a outros
usuários. No setor de cosméticos, essa taxa chega a dobrar.
Sucesso
Algumas empresas entenderam o funcionamento das mídias sociais e fazem mais do que
promoções ou divulgação de
produtos e serviços.
No perfil da Sacks Perfumaria (@sacksperfumaria), cada seguidor representa uma
doação de R$ 0,25 feita pela
empresa para o Instituto Criar,
dedicado à inserção de jovens
de baixa renda no mercado de
trabalho.
Outro exemplo é o perfil da
Livraria Saraiva (@saraivaonline), que mantém um relacionamento bem pessoal no
tom das respostas aos usuários,
além de realizar concursos exclusivos para os usuários do
microblog.
Em Porto Alegre, a rede Pizza Hut (@pizzahutpoa) abriu
o perfil para sugestões de sabores de pizza enviados pelos seguidores.
"Recebemos 80 sugestões,
numero que consideramos
muito bom" diz a gerente de
comunicação da empresa, Dana Chmelnitsky. "As cinco melhores foram escolhidas e colocadas em votação em nosso site". O prêmio para o ganhador
será um jantar com 8 acompanhantes.
(ALEXANDRE ORRICO)
Texto Anterior: Notas Próximo Texto: Falta de planejamento causa problemas em ações na rede Índice
|