UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Aparelho de 17 polegadas mantém qualidade em alta resolução e consegue ampliar nitidez de textos e internet

Monitor traz ajuste para diferentes usos

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
MARIO AUGUSTO PAZOTI

ESPECIAL PARA A FOLHA

O consumidor presencia hoje o período de transição entre as tecnologias de monitores. Há um ano, os monitores de LCD (cristal líquido) eram considerados um sonho de consumo e estavam presentes em restritas prateleiras, com preços fora da realidade para o bolso do usuário.
Nos últimos meses, porém, registrou-se uma sensível queda no preço dessa tecnologia, sobretudo no mercado internacional. Essa redução, no entanto, não é suficiente para que os monitores convencionais (CRT) sejam substituídos. A tecnologia LCD apresenta vantagens, como a dimensão, a qualidade da imagem e a ausência de distorções geométricas. No entanto seu alto custo torna os monitores CRT uma excelente opção de custo-benefício, especialmente quando se pensa em monitores de 17 polegadas ou maiores.
Frente a essa oportunidade de mercado, surgem novos modelos de monitores CRTs com melhorias de qualidade e tecnologia e com preços competitivos quando comparados aos LCD.
O teste USP avaliou o monitor CRT SyncMaster 765MB, lançado recentemente pela Samsung. Ele tem como destaque a função MagicBright, que proporciona melhorias na qualidade de apresentação em brilho e nitidez.
Uma das novidades do equipamento são os três modos pré-programados de visualização, que permitem ao usuário otimizar o conforto visual da imagem para texto, internet ou divertimento.
Essa configuração pode ser selecionada pelo botão MagicBright, localizado no painel frontal do monitor. No modo Texto, o brilho é ajustado para proporcionar melhor visualização em aplicações que necessitem de foco e legibilidade, caso dos processadores de textos e planilhas. O modo Internet proporciona maior nitidez do que o modo Texto. Por fim, há o modo Divertimento, em que o usuário pode perceber melhor as vantagens e benefícios do MagicBright, uma vez que apresenta cores mais vivas e vibrantes, ideais para aplicativos com imagens em movimento, jogos, DVDs e TV.
Outra função acessível por um botão no painel frontal é a Highlight Zone, que permite aumentar o brilho de uma área específica de uma imagem ou expandir para a tela toda facilmente.
O monitor também apresenta no painel frontal os controles para o OSD (programa interno do monitor para realizar os controles e ajustes do equipamento diretamente na tela). A interface OSD do monitor é rica em recursos e oferece diversos ajustes para geometria, cor, posicionamento e tamanho da tela. Há suporte para português e mais oito idiomas.
Embora o fabricante recomende a resolução de 1.280x1.024 pontos, a resolução máxima do monitor é de 1.600x1.200 pontos.
Uma característica importante observada no teste foi a boa qualidade do monitor na resolução máxima (1.600x1.200), que resultou bastante nítida e estável. Vale observar que alguns modelos CRT de 17 polegadas apresentam imagens distorcidas ou trêmulas quando exibem esse tipo de resolução.
Resoluções maiores são ideais para trabalhos relacionados à computação gráfica. Muitos usuários também apreciam resoluções maiores, uma vez que a tela comporta um número maior de janelas simultaneamente.
A instalação do monitor ocorreu sem problemas em sistemas operacionais Windows. O monitor possui recurso Plug & Play e vem com um CD com a instalação do driver para o monitor, um guia do usuário em HTML e o software NaturalColor, específico para a calibração de cores.
A instalação do monitor com o sistema operacional Linux também não apresentou problemas, mas o monitor não obteve imediatamente a resolução máxima. Algumas configurações necessitaram ser realizadas, disponíveis nos manuais de instrução que acompanham o monitor.

Conclusão
Os monitores CRT perdem muito em relação a espaço, peso, economia de energia e conforto visual quando comparados aos LCDs. Em contrapartida, o elevado custo dos LCDs ainda torna essa tecnologia atraente ao consumidor. O SyncMaster 765MB apresenta boa qualidade de imagem e novos recursos e é uma alternativa interessante para quem busca monitores CRT de qualidade. O produto chega às lojas por R$ 708.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial, bioinformática e computação paralela.
MARIO AUGUSTO PAZOTI é mestrando em ciência da computação pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Imagem digital: HP anuncia câmera de 5 Mpixels
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.