UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

O fim do mundo visto da internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã termina o mundo. Terremotos vão se alastrar pelo planeta e dizimar a humanidade. Essa é a previsão da Onda Pana (Panawave Laboratory), seita japonesa segundo a qual o apocalipse vai ocorrer caso a líder do grupo, que está doente, morra até o dia 15. A internet é uma opção para ler sobre o assunto. Pelo menos até amanhã.
Em www.wwrn.org/parse.php?idd=8540, há detalhes sobre os 50 membros da organização que se deslocaram em vans, vestidos de branco e com máscaras nos rostos. Sobre a seita Pana, em inglês, há a página mdn.mainichi.co.jp/news/archive/200304/30. Outras explicações sobre esse grupo estão na página mdn.mainichi.co. jp/waiwai/face.
Notícias sobre o grupo e o motivo pelo qual acreditam que o mundo termine amanhã estão em www.paranormalnews.com/article.asp?ArticleID=627. Para os adeptos de discussões, dá para ler e pôr comentários, em inglês, sobre a seita em www.japantoday.com/e/?content=quote.
Em português, dois blogueiros comentam o fim do mundo. Em www.antenaparanoica.blogger.com.br, o autor pede que tudo acabe hoje, na data do vencimento de seu cartão de crédito. Em boneca.blogspot.com, a autora reproduz o texto de agências de notícias. Outro autor de um ciberdiário dá mais detalhes, em inglês, sobre as notícias que rondam o final do mundo ( www.blogcritics.org/archives/2003/05/09/041757.php). Mais um escriba deixa, em inglês, suas impressões sobre a seita japonesa em www.foulbeast.com/wl. Sobre o apocalipse, leia o texto hector3000.future.easyspace.com/1975.htm.
A polícia japonesa intensificou o controle sobre as seitas no país depois que membros do Verdade Suprema lançaram uma bomba de gás sarin no metrô de Tóquio, deixando um saldo de 12 mortos, em 1995. Na época, o líder Chizuo Mastsumoto, também conhecido por Shoko Asahara, alegou que o atentado havia sido uma preparação para o fim do mundo.
Para saber o que ocorreu naquele ano, leia primeirasedicoes.expresso.pt/ed1315/a956.asp. Outro site que traz explicações sobre o surgimento do grupo, metodologia e crenças é www.ime.usp.br/~cesar/projects/
lowtech/poderdaidentidade/cap2.htm
.
O líder Asahara foi condenado à morte. A seita mudou seu nome para Aleph 2000. Mais detalhes estão, em inglês, em www.rickross.com/reference/aum/aum335.html. Também em inglês, confira dezenas de links sobre o líder em www.rickross.com/groups/asahara.html.
Leia sobre o religioso em www.who2.com/shokoasahara.html. Com foto de perfil, a página www.links.net/vita/trip/japan/spirit/aum, em inglês, dá algumas informações sobre o que ocorreu no metrô japonês em 1995. Se clicar no link subways (metrôs), o internauta vai ler as vantagens de andar nesse meio de transporte em Tóquio (www.links.net/vita/trip/japan/subway).
A página www.mayhem.net/Crime/supremetruth.html reproduz dezenas de vezes a foto do líder da seita Verdade Suprema, faz chamadas do tipo "acorde e cheire o veneno" e dá notícias.
Outro artigo relata detalhes sobre 1995 ( www.culteducation.com/asahara.html). Sobre o grupo, há www.religioustolerance.org/dc_aumsh.htm. (MZ)


Texto Anterior: Empresas apresentam protótipo de micro
Próximo Texto: Vida de inseto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.