|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
GENTE É PARA BRILHAR
Diários virtuais com álbum de imagens ganham popularidade e aceitam comentários de usuário
Fotoblogue vira mania entre brasileiros
DA REPORTAGEM LOCAL
O fotoblogue nasceu para facilitar a vida do blogueiro que quer
registrar suas imagens. É mais fácil pendurar fotos. Ele tem menos
blablablá, o autor se restringe a legendas curtas e os comentários
costumam seguir a mesma regra.
O fenômeno do ciberfotodiário
explodiu no ano passado e vem
crescendo em proporções geométricas. A expressão desse webmodismo é o www.fotolog.net, que
registrava 451.955 fotologueiros
no dia 12 de julho.
Não há uma explicação científica para justificar o número de
brasileiros que vêm aderindo a esse serviço. Em www.fotolog.net/browse_countries.html, havia 210.064 do Brasil, no dia 12.
Os fotoblogues se popularizaram e deixaram para trás os álbuns virtuais exatamente por oferecer acesso mais fácil. Qualquer
um pode abrir as páginas. O espectador é desobrigado de lembrar logins e senhas. Por outro lado, pode ter restrições para deixar
comentários ou ser deletado.
Enquanto o Fotolog.net aguarda a boa vontade dos flogueiros
para pagar US$ 5 mensais para ter
direito a pendurar seis fotos diárias e ter mais algumas vantagens,
o UOL criou o fotoblog.uol.com.br para seus assinantes. No
final de julho, será a vez do Terra
(www.terra.com.br) lançar o seu.
Se não quiser se restringir ao
Fotolog, que permite 800 registros
gratuitos por dia a partir da 1h de
Brasília, e postar uma imagem a
cada 24 horas, há o www.flogs.com.br e o www.flogbrasil.com.br. Em inglês, há o www.buzznet.com, o www.fotola.com, o www.
fotopages.com e o www.photoblog.be. Para enviar do celular,
veja www.phlog.net e www.textamerica.com.
(MARIJÔ ZILVETI)
Texto Anterior: Gente é para brilhar Próximo Texto: Veja auto-retratos ou confira o dia-a-dia Índice
|