São Paulo, quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Mininavegadores encostam nos grandes

NA PALMA DA MÃO Softwares como o Opera Mini permitem levar no bolso a internet tal como vista no computador

DA REPORTAGEM LOCAL

Sofisticados, os navegadores móveis modernos levam para os celulares uma experiência de navegação na internet cada vez mais próxima daquela que se tem quando se usa um browser no computador. Um exemplo notável é o Opera Mini. Um dos melhores browsers para telefones móveis, ele é compatível com uma vasta gama de sistemas -Android, Symbian, BlackBerry, Windows Mobile e Java ME, entre outros.
Embora o Opera em sua versão para computadores ainda seja um nanico -em setembro, alcançou 2,19% do mercado global, segundo a Net Applications-, é um gigante entre os navegadores para telefones celulares -em agosto, sua versão móvel, o Opera Mini, foi usada por 31,9 milhões de pessoas no mundo, segundo a empresa.
Gratuito, o software é uma boa opção para baixar e instalar no caso de o navegador incluído no seu celular deixar a desejar.
Recentemente, saiu para download uma versão beta (de testes) da próxima versão do Opera Mini, a 5.
Entre os novos recursos, estão a navegação em abas e um sistema gerenciador de senhas, para salvar os dados de login dos sites que você mais acessa.
O Opera Mini 5 também traz melhorias para o uso nos cada vez mais onipresentes celulares com tela sensível ao toque. Nos testes da Folha, realizados com um aparelho Nokia N95, o Opera Mini 5 se saiu bem, reproduzindo sites com fidelidade e boa velocidade.
Como se trata de uma versão de testes, há ainda arestas a serem aparadas e problemas como travamentos súbitos, que devem ser resolvidos na versão final do programa.

Download
Para obter o Opera Mini 5, vá a www.opera.com/mini/next usando o navegador do seu computador, baixe o arquivo de instalação e transfira-o para o seu celular. Outra forma é acessar mini.opera.com/next no próprio aparelho. Mais estável, a versão atual, 4.2, pode ser baixada em www.opera.com/mini (no computador) ou em mini.opera.com (no celular). (RAFAEL CAPANEMA)


DESTAQUE

Compatível com vários sistemas, o Opera Mini reproduz sites de forma bastante semelhante à que eles aparecem em um navegador de computador




Texto Anterior: Ultraportáteis em alta: Vendas globais de netbooks crescem 264%
Próximo Texto: Mais pesado, Skyfire tem suporte a Flash
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.