São Paulo, quarta, 14 de outubro de 1998

Próximo Texto | Índice

Muito som - Saiba como tirar música da Internet

VIVIANE ZANDONADI
free-lance para a Folha

Faça de seu computador um toca-discos, usando a Internet como estúdio de som e fonte quase inesgotável de músicas para todos os gostos, em gravações oficiais e outras, nem tanto.
A ferramenta básica é o programa de gravação, que é obtido na Internet. O computador precisa ter os dispositivos necessários para reproduzir sons (placa de som, leitor de CDs e alto-falantes).
O programa organiza, copia, identifica e reproduz as músicas. Em geral, não ocupa muito espaço no disco rígido -cerca de 6,5 Mbytes (um arquivo de som com uma música de cinco minutos pode ocupar até 50 Mbytes).
Os programas de gravação também tratam de reduzir os tamanhos dos arquivos de som, para que você possa ter mais músicas sem comprometer a capacidade do disco rígido. Esse processo é chamado compressão de dados.
Com o programa instalado, o próximo passo é buscar as músicas para montar sua CDteca virtual. Elas podem ser gravadas de CDs ou transferidas da Internet.
Na rede, há dezenas de sites que oferecem músicas de graça -nem sempre com garantia de procedência. Há também sites que funcionam na base do pegue e pague.
A Folha testou oito programas de gravação de som disponíveis na Internet. Quatro deles são gratuitos. Os outros têm amostra grátis. Quem gostar e quiser a versão completa paga até US$ 39,95.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.