São Paulo, quarta, 14 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa de TV exige cuidados na compra

ONOFRE TRINDADE JR.
especial para a Folha

A placa de captura de vídeo e TV/FM da AIMS pode ser usada para ver TV na tela do micro (VHF, UHF e canais de cabo), ouvir FM, assistir a um filme do videocassete, ver a imagem de uma câmera de vídeo, fazer captura de vídeo (imagens paradas ou sequências de vídeo) e acionar o serviço de teletexto (somente nos países que dispõem do serviço).

Problemas
A instalação da placa é simples. Os problemas começam a aparecer se você não tem um hardware compatível com a placa.
É necessário que a sua placa-mãe disponha de um chipset que seja compatível com a versão 2.1 do padrão PCI. Caso contrário, só da para ver TV em uma tela minúscula de 160 X 120 pontos de imagem.
Outro problema é com o adaptador de vídeo. Houve dificuldades para instalar o software com alguns adaptadores de vídeo.
Testamos com um adaptador antigo S3 Trio 64V+ e tudo funcionou corretamente, mas o desempenho foi decepcionante. Utilizando um adaptador mais moderno, baseado no chip Cirrus 5446, o desempenho foi bom.
O produto depende do desempenho da placa de vídeo e do barramento PCI para funcionar bem.
O sinal de vídeo entra na placa, é digitalizado, transformado em um formato compatível com a memória de vídeo do micro e enviado para a placa de vídeo pelo barramento PCI.
Para a apresentação de uma tela com 30 quadros por segundo, resolução de 800 X 600 pontos e 24 bits por ponto, a velocidade do tráfego de bits deve ser de 345,6 milhões de bits por segundo.
No manual do usuário, aparece uma lista pequena de adaptadores compatíveis, com indicação para procurar um arquivo intitulado Readme.txt, que conteria uma lista estendida de adaptadores.
Procuramos no CD-ROM, mas não o encontramos.
O uso do software é simples e intuitivo. A TV pode receber ou apresentar sinais de diversos formatos, incluindo PAL, NTSC e Secam. É possível ver até 16 canais de TV simultaneamente na tela.
Além do software de TV, a placa vem com soft de rádio FM e mais seis programas interessantes.
Na verdade, os canais são apresentados sequencialmente, somente um ativo de cada vez, com o micro mudando de canal automaticamente.
De qualquer forma, o efeito é interessante e você pode fixar um canal temporariamente para não perder nenhum detalhe.
A taxa de captura de vídeo é aceitável. Você consegue capturar 30 quadros por segundo sem perdas na menor resolução (160 X 120).
Na resolução intermediária (320 X 240), há uma perda considerável de quadros, dependendo da velocidade do seu micro.
A placa (R$ 275) não é um acessório barato -você pode comprar uma TV por esse preço.
É uma boa opção para quem dispõe de uma placa de vídeo, que apresente compatibilidade com o produto.
Nesse sentido, aconselhamos que você se certifique disso antes de comprar, consultando o vendedor ou o distribuidor do produto.


Onofre Trindade Jr. é doutor em Física Aplicada pela USP e professor do ICMC-USP. Faz pesquisas em sistemas distribuídos e computação paralela. E-mail: otjunior@icmsc.sc.usp.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.