São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD substitui livro escolar

LISA GUERNSEY
do "The New York Times"

A partir do quarto trimestre deste ano, os estudantes de sete faculdades de odontologia dos Estados Unidos serão poupados do sacrifício de carregar pesadas sacolas de livros. Eles nem sequer precisarão ir à livraria comprar um livro -seja manual, livro de exercícios ou texto de curso.
Em lugar disso, cada estudante iniciando o curso deverá comprar um DVD contendo todo o currículo dos quatro anos de faculdade. A cada semestre, os estudantes trocarão o DVD antigo por uma versão atualizada.
Os criadores da tecnologia estimam que os DVDs substituirão mais de 2 milhões de páginas, milhares de imagens e mais de 150 quilos de livros e outros materiais.
"O DVD essencialmente nos fornece todos os textos, todo o material de apoio dos cursos, todos os folhetos e quase todas as imagens que os professores usarão durante o curso, desde o primeiro dia de aula", disse Fred Moore, reitor associado de assuntos acadêmicos na Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, que participa do projeto.
Os educadores e as editoras de livros eletrônicos vêm conversando há anos sobre as vantagens de criar um substituto digital para os livros de referência em papel, pesados e às vezes rapidamente desatualizados.
Mas os livros digitais estão demorando demais a aparecer, um atraso atribuído a muitos motivos, de limitações tecnológicas ao medo das editoras quanto a violações de direitos autorais. A maioria dos estudantes continua comprando os livros em papel, ainda que muitos deles hoje incluam CD-ROMs que oferecem material suplementar.
O uso dos DVDs pelas faculdades de odontologia é um súbito salto à frente. Os especialistas em livros didáticos dizem que essa é a primeira vez em que conteúdo digital substitui completamente os livros para todos os estudantes de um curso. E é a primeira vez que uma instituição de ensino superior tentou colocar todo o seu currículo em um formato eletrônico para os quatro anos de faculdade.
Ainda assim, decidir se os estudantes se darão bem com um currículo inteiramente digitalizado é outra questão.
Algumas experiências com livros didáticos em formato digital demonstram que os estudantes que têm de ler muito preferem livros em papel, diz Gary Shapiro, vice-presidente sênior de propriedade intelectual na Follett, uma empresa que administra livrarias em universidades. A Follett, por exemplo, conduziu estudos para testar as reações de estudantes a versões em CD ou on line de livros didáticos. Com base nas conclusões da companhia, diz Shapiro, "é improvável que um estudante fique sentado na frente do computador para ler um livro".
Os responsáveis pelo projeto dizem que um DVD atualizado periodicamente custará aos estudantes mais ou menos a mesma coisa que gastariam em livros durante os quatro anos de curso -de US$ 3.000 a US$ 6.000.


Tradução de Paulo Migliacci.

Texto Anterior: Entenda o super-DVD
Próximo Texto: Aparelho para gravar ainda apresenta custo elevado
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.