São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

AMD e Intel chegam à era do gigachip

das agências internacionais

No último dia 6, a AMD anunciou o lançamento de seu processador Athlon de 1 GHz (veja em www.onegigahertz.com), seis anos depois de a Intel quebrar a barreira dos 100 MHz de velocidade. "Assim como a quebra da barreira do som assinalou uma nova era na aviação, o gigachip conduz a uma nova era da tecnologia da informação", disse o chefe-executivo da AMD, Jerry Sanders.
O gigachip processa 1 bilhão de ciclos por segundo, enquanto o chip de 100 MHz, 100 milhões.
Alguns analistas acreditam que os chips de 1 GHz e maiores se tornarão necessários à medida que os PCs domésticos forem mais usados para conectar várias máquinas da casa a um servidor.
O preço do Athlon foi fixado em US$ 1.299 em lotes de mil. Nos EUA, ele estará disponível em PCs da Compaq e da Gateway. Aqui, a AMD lança o chip nesta semana.
Dois dias depois do lançamento da AMD, a Intel -maior fabricante de chips do mundo- lançou o Pentium III de 1 GHz. "Nós não fomos rápidos no anúncio, mas estamos confiantes de que temos o produto mais veloz do mercado", disse Michael Sulivam, um porta-voz da Intel.
A Intel afirmou que o gigachip da AMD é equivalente em velocidade ao seu Pentium III de 800 MHz, porque este tem velocidade de cache -seção da memória principal- maior que o Athlon.
Mas, segundo o gerente-geral da AMD para a América do Sul, Celso Previdelli, em testes consolidados pelo mercado, o gigachip da Athlon se saiu bem melhor.
A fabricante de PCs Dell disse que planeja lançar, nos EUA, uma edição especial de micros equipados com o Pentium III de 1 GHz.

Texto Anterior: Dilbert
Próximo Texto: Notas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.