São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO José Antonio Ramalho

Conexão de duas impressoras

  "Tenho um computador e duas impressoras. Uma delas é uma jato de tinta colorida, recém-adquirida. A outra é a laser e é utilizada para provas de impressão e, às vezes, para impressão de transparências com demanda de alta resolução. Gostaria de manter as duas operando sem ter de desconectá-las do micro toda vez que precisar fazer impressões. Como fazer para que duas impressoras trabalhem conectadas no mesmo micro, se a máquina só possui uma porta LPT? O que é LPT1? Como criar uma porta LPT2? Por acaso, essa porta terá de ser virtual, criada por driver (software adaptador)? Qual impressora demanda menos gastos?"
Julio Murillo
(e-mail)

Resposta
O leitor pode adquirir um equipamento chamado printer switch -encontrado em casas de artigos para informática. Ele funciona como um conector em forma de T. Uma das extremidades é conectada na saída da impressora do micro. As duas outras são conectadas aos cabos de cada uma das impressoras.
Basta pressionar um botão para tornar uma ou outra impressora disponível para impressão.
Nesse caso, lembre-se sempre que, ao ativar a caixa de impressão do programa que vai imprimir, é preciso selecionar em qual das impressoras será feita a impressão.
Vale ainda outro lembrete. Em qualquer programa que você der o comando de impressão, vão aparecer as opções das impressoras disponíveis. Se, por alguma razão, você quiser tornar uma delas padrão, basta fazer o ajuste na janela da impressão.

Mais opções
Outra alternativa é adicionar uma segunda porta paralela ao seu microcomputador. Nas casas especializadas, você poderá comprar uma placa adicional. Assim, esse dispositivo permitirá ligar as duas impressoras -ou para quem usa um leitor tipo Zip Drive, o próprio drive na nova porta.
Nessa situação, configure na caixa de configuração da pasta impressoras para que o endereço associado com a impressora seja o da porta LPT2.
O tubo da impressora a laser é mais caro, porém permite maior número de cópias. Os cartuchos da jato de tinta são mais em conta, mas têm a desvantagem de durar pouco. Feitas as contas, o custo de dez trocas equivale ao de outra impressora.


Texto Anterior: Eventos on line
Próximo Texto: Como apagar arquivos na pasta Temp
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.