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EXAGERADOS
Os formatos, que competem para substituir os discos de DVD, dispõem de qualidade de imagem semelhante
HD-DVD mostra força sobre rival Blu-ray
DO ENVIADO ESPECIAL A HANOVER
Usando a Cebit como termômetro, é possível dizer que o HD-DVD já leva uma pequena vantagem sobre o seu rival, o Blu-ray.
No evento, a Sony e a Philips, duas
defensoras do segundo grupo,
não deram as caras, enquanto a
Toshiba chamou a atenção dos visitantes com um cinema de alta
definição e com o anúncio do primeiro notebook compatível com
o formato HD-DVD.
Analisando as dezenas de produtos que usam os dois tipos de
disco, é possível perceber que,
apesar de ser menos espaçoso, o
HD-DVD está mais maduro e
mais próximo de ser lançado de
forma definitiva.
A LG exibiu gravadores internos e externos de Blu-ray. Inicialmente os discos, que, na teoria,
suportam até 200 Gbytes, vão armazenar "apenas" 50 Gbytes.
Mesmo assim, o HD-DVD pode
superar a desvantagem do tamanho (guarda de 15 Gbytes a 90
Gbytes) graças à sua política de
proteção anticópias, mais organizada do que a do rival.
Mas isso não quer dizer que o
Blu-ray esteja batido. Estúdios como Fox e Buena Vista declaram
apoio ao formato, e tocadores exibidos na Cebit mostram que, apesar das dificuldades técnicas, o
disco pode conviver com os padrões tradicionais, como o DVD e
o CD.
A qualidade das imagens do
Blu-ray e do HD-DVD é muito semelhante. Sem usar argumentos
técnicos, o mais notável em ambos os formatos é a sensação de
profundidade. Cenas de um jogo
de futebol gravadas nos dois tipos
de mídia mostram a posição dos
jogadores em campo com muito
mais clareza. Durante a cobrança
de um pênalti, é possível ver a rede balançar com uma nitidez impressionante.
Aquecimento
Enquanto no Brasil a escolha de
um padrão de transmissão digital
ainda gera polêmica, na Europa o
formato DVB-H, exclusivo para
dispositivos portáteis, já está
pronto para transmitir os jogos da
próxima Copa do Mundo.
As operadoras O2, Vodafone e
T-Mobile, que cobrem os principais países da Europa Ocidental,
prometem transmitir jogos inteiros e ainda realizar enquetes e
promoções interativas. Curiosamente, as três operadoras patrocinam times de futebol: os ingleses
Arsenal e Manchester United e o
alemão Bayern de Munique, respectivamente.
O preço estimado para acessar o
canal de TV móvel é de 12 por
mês, e o conteúdo não deverá oferecer transmissões ao vivo. Segundo a empresa, clipes com os
melhores lances das partidas serão emitidos segundos depois de
terem acontecido.
(JB)
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