São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

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EXAGERADOS

Os formatos, que competem para substituir os discos de DVD, dispõem de qualidade de imagem semelhante

HD-DVD mostra força sobre rival Blu-ray

DO ENVIADO ESPECIAL A HANOVER

Usando a Cebit como termômetro, é possível dizer que o HD-DVD já leva uma pequena vantagem sobre o seu rival, o Blu-ray. No evento, a Sony e a Philips, duas defensoras do segundo grupo, não deram as caras, enquanto a Toshiba chamou a atenção dos visitantes com um cinema de alta definição e com o anúncio do primeiro notebook compatível com o formato HD-DVD.
Analisando as dezenas de produtos que usam os dois tipos de disco, é possível perceber que, apesar de ser menos espaçoso, o HD-DVD está mais maduro e mais próximo de ser lançado de forma definitiva.
A LG exibiu gravadores internos e externos de Blu-ray. Inicialmente os discos, que, na teoria, suportam até 200 Gbytes, vão armazenar "apenas" 50 Gbytes. Mesmo assim, o HD-DVD pode superar a desvantagem do tamanho (guarda de 15 Gbytes a 90 Gbytes) graças à sua política de proteção anticópias, mais organizada do que a do rival.
Mas isso não quer dizer que o Blu-ray esteja batido. Estúdios como Fox e Buena Vista declaram apoio ao formato, e tocadores exibidos na Cebit mostram que, apesar das dificuldades técnicas, o disco pode conviver com os padrões tradicionais, como o DVD e o CD.
A qualidade das imagens do Blu-ray e do HD-DVD é muito semelhante. Sem usar argumentos técnicos, o mais notável em ambos os formatos é a sensação de profundidade. Cenas de um jogo de futebol gravadas nos dois tipos de mídia mostram a posição dos jogadores em campo com muito mais clareza. Durante a cobrança de um pênalti, é possível ver a rede balançar com uma nitidez impressionante.

Aquecimento
Enquanto no Brasil a escolha de um padrão de transmissão digital ainda gera polêmica, na Europa o formato DVB-H, exclusivo para dispositivos portáteis, já está pronto para transmitir os jogos da próxima Copa do Mundo.
As operadoras O2, Vodafone e T-Mobile, que cobrem os principais países da Europa Ocidental, prometem transmitir jogos inteiros e ainda realizar enquetes e promoções interativas. Curiosamente, as três operadoras patrocinam times de futebol: os ingleses Arsenal e Manchester United e o alemão Bayern de Munique, respectivamente.
O preço estimado para acessar o canal de TV móvel é de 12 por mês, e o conteúdo não deverá oferecer transmissões ao vivo. Segundo a empresa, clipes com os melhores lances das partidas serão emitidos segundos depois de terem acontecido. (JB)


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