São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites podem servir para aliciamento

DO "USA TODAY"

O Orkut, que diz ter 13 milhões de membros, é bastante popular fora dos EUA, principalmente no Irã e no Brasil. O tráfego iraniano foi reduzido em janeiro, quando o governo baniu o Orkut e vários serviços de blog com conteúdos contra o governo, diz a organização Repórteres Sem Fronteiras.
Apesar das ações do Irã, a grandiosidade do Orkut oferece proteção contra interferências externas, o que atrai simpatizantes do terrorismo. "É difícil para a Arábia Saudita, por exemplo, censurar um site inteiro, pois muitos cidadãos o usam com propósitos legítimos", diz Katz. Mais da metade dos usuários do Orkut diz ter entre 18 e 25 anos, e mais de 75% afirmam ter menos de 35, segundo dados do site. Especialistas vêem a comunidade como um ambiente fértil para pregação de crenças extremistas entre jovens.
O Google, que administra o Orkut, diz tentar equilibrar o livre fluxo de informações e a publicação de materiais questionáveis. Debbie Frost, porta-voz do Google, diz que o Orkut pode remover materiais obscenos, difamatórios ou questionáveis, "porém não é obrigado a isso". Ainda assim, ela admite que o Google já apagou alguns conteúdos relacionados ao terrorismo. (FRS)


Texto Anterior: Ligações perigosas
Próximo Texto: Quadlog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.