São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai tecnologia antigravação

DA REPORTAGEM LOCAL

Os EUA consideraram implantar um sistema para restringir a liberdade de gravar programas transmitidos pela TV digital. A idéia era tornar obrigatório que todos os televisores e gravadores digitais fabricados a partir de 1º de julho obedecessem à chamada broadcast flag -comando enviado pelas emissoras de TV, junto com o programa em si, para disciplinar a utilização do vídeo.
As emissoras poderiam determinar, por exemplo, que determinado show não pudesse ser gravado ou que a gravação se tornasse inacessível após certo período. A imposição da broadcast flag foi derrubada por uma corte de apelações dos Estados Unidos, que atendeu aos protestos de ONGs de defesa do consumidor.
A indústria do entretenimento teme que, sem o sistema anticópias, programas transmitidos digitalmente possam ser pirateados e distribuídos via internet.
A decisão judicial fez a alegria dos usuários que vêem televisão em seus PCs. Temendo a broadcast flag, eles chegaram a organizar mutirões para montar micros com peças adquiridas antes da estréia do sistema anticópias (www.eff.org/broadcastflag/cookbook/buildin.php).
A popularização do padrão CableCard deve incrementar as TVs digitais nos EUA. Essa tecnologia torna os televisores compatíveis com os sistemas de proteção usados pela TV a cabo. Os consumidores poderão descartar os aparelhos sintonizadores -set-top boxes- e usar as funções de gravação embutidas em aparelhos como o TiVo (www.tivo.com), geralmente mais versáteis. (BG)


Texto Anterior: Veja diferenças entre as telas de alta resolução
Próximo Texto: Internet de parede: Canais via rede miram público específico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.