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DIVERSÃO
Com oito meses de atraso, game chega para PCs
No micro, GTA: San Andreas tem visual e som de melhor qualidade
THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Foram necessários oito meses
de espera para que os usuários de
PCs colocassem as mãos em GTA:
San Andreas, da Rockstar Games,
lançado para PlayStation 2 em outubro de 2004. A recompensa é
uma versão com mais recursos visuais e sonoros do jogo mais vendido no ano passado -5,1 milhões de cópias comercializadas,
segundo o NPD Group.
Tanto sucesso justifica-se, em
grande parte, pela abrangência do
jogo, ambientado no Estado fictício de San Andreas, dividido em
três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas, inspiradas em
Los Angeles, San Francisco e Las
Vegas, respectivamente. Nos três
enormes municípios, interligados
por rodovias, desenrola-se uma
guerra entre gangues.
Após ficar cinco anos afastado
de casa, o protagonista Carl Johnson volta para Los Santos e encontra a mãe morta e a família em
frangalhos. Para piorar, CJ, como
é mais conhecido, é acusado de
um crime que não cometeu e, para salvar sua família e dominar o
Estado de San Andreas, envolve-se com gangues e crimes.
Ele precisa comer em restaurantes e lanchonetes para recuperar
as energias. Se a comida não for
saudável, porém, CJ engorda e
perde desempenho (além de virar
motivo de chacota nas ruas).
Para cuidar do físico, é preciso
andar de bicicleta e freqüentar
academias de ginástica. Nas academias, CJ treina novos estilos de
luta e aprende golpes diferentes.
Mas o verdadeiro desafio do game está reservado aos jogadores
que saibam explorar tudo o que
San Andreas pode oferecer. São
muitas as missões secundárias,
que não são de cumprimento
obrigatório, mas ajudam a conhecer melhor as três cidades.
Mesmo com uma atenção
maior ao enredo e um estilo muito mais elaborado e inteligente,
San Andreas mantém intacta a
vocação à violência. Não apenas é
possível roubar veículos e assassinar pessoas como também assaltar casas e pichar muros.
A versão para PC é a mais bonita de todas (além do PS2, o jogo
também está disponível para
Xbox), graças ao suporte para resoluções gráficas maiores, que
deixam bem melhores as texturas
de paisagens e de personagens.
Além das 11 estações de rádio
que já acompanhavam o jogo no
PlayStation 2, a versão para computadores permite ao jogador
criar a sua estação, importando
arquivos de áudio do PC.
O controle por mouse e teclado
facilita a tarefa de mirar, mas o jogo é também compatível com o
joystick. Completa a lista de novidades um recurso de replay que
permite observar, de ângulos diferentes, os momentos de ação.
Infelizmente, GTA: San Andreas não está disponível no Brasil e, para comprá-lo, é necessário
apelar para lojas virtuais estrangeiras. Na Amazon, o jogo custa
US$ 45, sem contar impostos e
despesas com o envio.
Para jogar GTA: San Andreas é
necessário um Pentium III de 1
GHz ou equivalente, 256 Mbytes
de RAM, DVD-ROM 8x, 3,6
Gbytes de espaço no disco rígido,
placa de vídeo de 64 Mbytes e
Windows.
Théo Azevedo é editor do site
www.theogames.com.br
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