UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais controlam acesso à web com programas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

É possível filtrar o conteúdo de internet que um usuário vai acessar por um computador com softwares especiais. Geralmente, esses programas bloqueiam o acesso a sites predeterminados ou que contenham palavras-chave comuns em sites de conteúdo violento ou pornográfico.
Um dos mais conhecidos é o Cyber Patrol (www.cyberpatrol.com). O programa é grátis para um teste de 14 dias. Para adquirir a licença o usuário vai desembolsar US$ 39.
Para procurar outros softwares de controle, visite o endereço www.psychpage.com/family/soft.html, que traz links para sites de vários fabricantes.
O Internet Explorer 6.0, da Microsoft (www.microsoft.com/windows/ie), oferece uma ferramenta de controle de acesso. Basta clicar em Ferramentas, depois em Opções da Internet e Conteúdo. São quatro níveis de controle do acesso por meio de palavras-chave, já determinadas pelo browser, nas categorias linguagem, nudez, sexo e violência. As configurações podem ser protegidas com senha, mas o sistema não é muito prático.
O Secure Browser 1.40 (531 Kbytes, grátis para teste e licença por US$ 29,95, em www.superdownloads.com.br) permite a navegação apenas por endereços previamente selecionados ou que contenham palavras específicas, bloqueando páginas sem essas características. O software é configurável e protegido por senha.
Uma boa opção para controlar o tempo de acesso é o CtrPulso 2.8 (448 Kbytes, grátis em www.superdownloads.com.br).
Além de contar o número de horas on-line, ele gera um relatório de utilização e uma estimativa dos pulsos telefônicos gastos, ajudando na conferência da conta telefônica.
A empresa britânica Bango.net (www.bango.net) desenvolveu um software capaz de filtrar o acesso de crianças a conteúdo adulto em celulares. (FB)


Texto Anterior: Veja páginas de personagens infantis
Próximo Texto: Liberdade vigiada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.