UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regras aumentam a segurança

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Conversar em sites de bate-papo, usar comunicadores instantâneos e passar e-mails estão entre as atividades preferidas de crianças e adolescentes na internet.
Aproveitando-se disso e do anonimato oferecido pela rede, pessoas mal-intencionadas podem tirar proveito dos menores mais ingênuos, que podem ser alvos de pedófilos, traficantes e usuários de drogas e membros de seitas, além estarem sujeitos à exposição de imagens pornográficas ou violentas.
Por isso, é importante que os pais fiquem atentos às atividades dos filhos pela rede e tomem algumas medidas preventivas.
O endereço www.icr.hcnet.usp.br/SEGURANCA1.htm, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, tem um bom material sobre o tema, incluindo dicas para a identificação do uso inapropriado ou exagerado da internet e sinais que podem servir como pistas para saber se a criança está sofrendo algum tipo de abuso.
Informações similares em inglês podem ser obtidas no site da Childnet International (www.childnet-int.org), uma entidade que tem por objetivo tornar a internet um ambiente seguro para a navegação de menores de idade.
É importante conversar com a criança e mostrar a ela que não se pode confiar precipitadamente em um estranho, mesmo após horas de conversa via internet. Proibir sem explicar o porquê não é recomendável. (FB)


Texto Anterior: Liberdade vigiada
Próximo Texto: Perseguição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.