São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2000

Próximo Texto | Índice

MAR DE SABEDORIA
Enciclopédias, atlas e dicionários têm versões on line gratuitas, com conteúdo cada vez mais abrangente e fácil de consultar
Faça do micro uma estante de biblioteca

Reprodução/Folha Imagem
Além dos tradicionais verbetes, o site http://pediab.zip.net/med2000/default.html, da enciclopédia virtual Master Online, apresenta transmissões de vídeo de eventos históricos


ALEXANDRE VERSIGNASSI
DA REPORTAGEM LOCAL

As enciclopédias encontraram na Internet um meio capaz de interligar e tornar mais digerível a imensa quantidade de informação que oferecem.
Seja pela agilidade que os hiperlinks conferem ao texto, possibilitando saltar entre diferentes verbetes com apenas um clique, ou pela variedade de publicações que podem ser vistas no micro, o fato é que nunca foi tão fácil ter acesso ao conteúdo das melhores enciclopédias do planeta.
E os internautas não vêm deixando essa oportunidade passar. Pelo menos é o que dizem os números do instituto de pesquisas Nielsen, que registrou uma média de 2,5 milhões de visitantes por dia para o site da "Encyclopaedia Britannica" (www.britannica.com) no seu último levantamento. É pouco comparado aos 80 milhões do líder Yahoo!, mas o suficiente para colocá-lo entre os mais populares da rede.
Tanto que em outubro de 99, quando a "Britannica" colocou na rede todo o conteúdo dos 32 volumes de sua edição em papel, seus servidores entrarem em pane, dado o número de internautas que foram conferir o novo site.
Ele funciona como uma ferramenta de busca. Ou seja: para encontrar um determinado verbete, basta digitar uma palavra-chave.
Nessa busca, a própria rede é utilizada para incrementar os resultados, já que o site dá uma relação de páginas que tenham a ver com o tema desejado. Mas nem sempre há coincidência entre o tema dos verbetes e o das páginas.
Várias enciclopédias on line seguem o modelo da "Britannica". As mais conhecidas são a "Encarta" (www.encarta.com) e a "Encyclopedia.com" (www.encyclopedia.com), que traz parte do conteúdo da "Columbia Encyclopedia", ambas em inglês. Já em português há, por exemplo, a "Master Online" (http://pediab.zip.net/ med2000/default.html) e a "Nova Enciclopédia Ilustrada Folha" (www.uol.com.br/bibliot/enciclop, restrita a assinantes do UOL).
Mas a rede não abriga apenas enciclopédias com estilo tradicional. Nascidas na Internet, outras vêm introduzindo uma nova linguagem -é o caso do site How Stuff Works (leia texto ao lado) e do e-how (www.ehow.com). Neste último, o usuário digita (em inglês) uma pergunta do tipo "como dirigir um carro?", e o site ensina: "Aperte a embreagem e..."



Próximo Texto: Internet traz atlas on line
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.