São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Características técnicas devem orientar compra

ESPECIAL PARA A FOLHA

O monitor é o aparelho com menor influência no desempenho de um computador, mas é um dos periféricos que mais afetam o conforto do usuário.
É importante que a imagem seja nítida para reduzir o esforço de leitura. Além disso, o usuário deve ficar atento à resolução dos monitores disponíveis antes de se decidir por um deles: se a resolução for baixa, frequentemente será preciso usar barras de rolagem para ler documentos grandes.
Outra característica importante é a curvatura da tela: quanto menor ela for, menos distorcida será a imagem produzida. Uma tela plana ajuda a reduzir os reflexos do ambiente sobre os olhos do usuário.
Também vale a pena observar se há distorções geométricas na imagem: círculos ovalados ou quadrados retangulares indicam que o monitor está mal ajustado ou é de má qualidade.
O tamanho da tela também deve ser considerado, já que textos em monitores muito pequenos (12 a 14 polegadas) que estejam operando em alta resolução podem ser difíceis de ler. Na maioria dos casos, um monitor de 17 polegadas é o ideal.
Finalmente, fique atento a três características relacionadas: resolução, "dot pitch" e taxa de "refresh" (atualização).
Quanto maior a resolução, maior a quantidade de pontos exibidos na tela, o que proporciona mais conforto na manipulação de documentos grandes.
O "dot pitch" (distância entre os pontos exibidos na tela), também é importante: quanto menor o seu valor, mais pontos podem ser colocados em uma mesma região da tela, produzindo imagens mais definidas. Bons monitores possuem "dot pitch" de, no máximo, 0,26 mm.
Além disso, a taxa de atualização deve ficar acima de 75 Hz para evitar que a imagem do monitor "pisque", produzindo um efeito conhecido como "flicker" ou cintilação. Esse problema fica pior quando o fundo da tela é branco.

Analógico e digital
Embora os computadores sejam digitais, os monitores disponíveis atualmente no mercado quase sempre são analógicos. Alguns anos atrás, os sistemas de cor empregados nos monitores eram digitais.
Com o advento dos padrões VGA e SVGA, no entanto, adotou-se um sistema analógico, que permite uma variação muito maior de tonalidades e matizes: os monitores atuais conseguem exibir 16,7 milhões de cores.


Texto Anterior: Teste USP: Monitor é indicado para engenheiros e desenhistas
Próximo Texto: Música digital: Rádios on line são a bola da vez na Justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.