UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Web Pro deixa o menu ilegível

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para fazer concorrência ao Tréo, da Handspring, a Palm lançou o Tungsten T e o Tungsten W, que permitem navegar pela rede.
O programa de navegação é o Palm Web Browser Pro, que deve ser instalado no primeiro modelo. Para conectá-lo à internet, é preciso usar algum aparelho celular com dispositivo Bluetooth ou infravermelho.
O navegador é simples. A barra superior dá acesso aos cinco recursos (voltar, recarregar, favoritos, abrir site e página inicial).
Uma das vantagens é poder mudar o tamanho da letra para visualizar na tela. Também é possível escolher o nível de qualidade das imagens (baixo, médio e alto) ou optar por não carregá-las.
Pelo menu com guia azul, é possível acessar o índice de favoritos, gravar a página e ter acesso ao histórico (páginas visitadas durante a navegação).
Em vários sites abertos nesse navegador, a visualização se mostrou razoável. O índice é verticalizado, assim como os anúncios. É possível navegar pelos textos, desde que o internauta seja paciente para passar pelo índice e pelos anúncios de cada site.
Um ponto negativo é a abertura de alguns endereços, como o News.com (news.com.com) e o The New York Times (www.nytimes.com). O cabeçalho desses portais não se ajusta à tela. No caso do primeiro site, os serviços oferecidos não podem ser visualizados, a não ser que se percorra a tela horizontalmente com a caneta especial do palmtop.
Em sites cujo cabeçalho tem sete ou mais botões, é praticamente impossível visualizá-los. É o caso dos portais do UOL (www.uol.com.br) e do iG (www.ig.com.br). No Terra ( www.terra.com.br), os botões são legíveis, mas o cabeçalho não se ajusta à tela.


Texto Anterior: Navegar no Pocket PC é incômodo
Próximo Texto: Teste USP: Câmera compacta é versátil e acessível
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.