UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede informa sobre pneumonia asiática

LUIZ FERNANDO SANTOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A internet é uma imensa fonte de informações para quem procura esclarecimentos sobre a pneumonia asiática. A primeira parada para saber a respeito da Sars (sigla em inglês para síndrome respiratória aguda grave) é a Organização Mundial de Saúde, cujo site (www.who.int/csr/sars/en) traz informações gerais e dados atualizados constantemente.
Em português, visite www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010525virus.shtml. Ensina de forma didática as definições de um vírus e como esses microorganismos afetam nossas vidas.
A Fundação Oswaldo Cruz ( www.fiocruz.br/ccs/novidades/mar03/pneumonia.htm) oferece material detalhado e explica como está se preparando para enfrentar um surto no país.
O Ministério da Saúde - Fundação Nacional da Saúde ( www.funasa.gov.br/epi/sars/situacaosars.htm) mantém um quadro atualizado diariamente com o número de casos e óbitos separados por país.
Com versão em inglês (e outros idiomas), a página do jornal oficial do Partido Comunista Chinês (english.peopledaily.com.cn/zhuanti/Zhuanti335.shtml) apresenta noticiário sobre a evolução e ações oficiais do governo no combate à síndrome.
A Associação Americana de Pulmão (www.lungusa.org/diseases/pneumoniafactsheet.html) explica as diferenças entre pneumonia bacteriana e viral. Também em inglês, consulte a biblioteca de saúde da Universidade Stanford e confira todas as terminologias para doenças respiratórias, infecções e diagnósticos (healthlibrary.stanford.edu/resources/internet/bodysystems/infections).
Na página do Departamento de Saúde de Hong Kong (www.info.gov.hk/dh), há uma seção em inglês com perguntas e respostas sobre a Sars.
O Departamento de Diagnóstico e Imagem da Universidade de Hong Kong criou seção especial para tratar da doença. Mostra radiografias de pacientes que contraíram a doença e a evolução do quadro (www.droid.cuhk.edu.hk/web/atypicalpneumonia/atypicalpneumonia.htm).
O governo de Cingapura também diz ter notícias atualizadas sobre a pneumonia asiática (app.moh.gov.sg/new/new01.asp).
Em inglês ou em francês, leia as notícias do governo canadense sobre a moléstia ( www.hc-sc.gc.ca/english/protection/warnings/sars/index.html). O instituto sanitário francês criou seção especial sobre a doença ( www.invs.sante.fr/actualite/index.htm).
O governo americano tem o portal CDC (Centers for Desease Control and Prevention), com recomendações para quem viaja e relatórios médicos (www.cdc.gov/ncidod/sars). O laboratório britânico de saúde pública (www.phls.co.uk/topicsaz/SARS/menu.htm) tem dicas para profissionais de saúde.
Na área de literatura sobre essa moléstia, consulte o Medline Plus, enciclopédia médica com vasto material. Inclui sintomas e tratamento ( www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000079.htm).
A revista britânica "Nature" traz lista de notícias com cerca de 50 artigos relacionados à moléstia (www.nature.com/dynasearch/app/dynasearch.taf). A revista científica "New Scientist" criou uma seção especial para tratar dessa epidemia (www.newscientist.com/hottopics/sars). Há seção de perguntas e respostas e links.
No portal MedScape (www.medscape.com/px/urlinfo), digite sars no campo Search e leia mais de 60 artigos. Há ainda o "The Lancet" ( www.thelancet.com/journal/vol361/iss9364/earlyonlinepublication), renomada revista científica inglesa com diversos documentos sobre a síndrome.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Papel de parede com com fotos agrupadas
Próximo Texto: Veja história de outras epidemias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.