|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
BUSCADOR
Serviço toma "banho de loja"
Yahoo! faz tentativa de resgatar liderança
DA REPORTAGEM LOCAL
O índice de buscas do Yahoo!
(new.search.yahoo.com) está de
cara nova. Mudou seu layout para
tentar recuperar a liderança na
área de buscadores, perdida para
o Google (www.google.com), que
afirma indexar mais de 3 bilhões
de páginas e tem 55,1% do mercado global (2002).
O internauta pode agora pesquisar informações pela forma
convencional dos buscadores,
que listam os sites, com um resumo do conteúdo. Antes, a busca
era por diretório, que divide a informação em categorias. Essa opção foi mantida.
O site dá ao internauta a possibilidade de pesquisar imagens,
serviço oferecido pelo concorrente e por outros portais há vários
anos, caso do AltaVista (www.altavista.com). Outros diferenciais do Yahoo! são o acesso rápido ao site de notícias e à pesquisa
de mapas.
Se escolher buscar pela internet
a expressão "guerra no Iraque
(sem aspas), vai surgir a tela com
os resultados e um pequeno ícone
do lado direito do nome do site.
Essa figura permite abrir a página
em outra janela, recurso que facilita a pesquisa para quem quer
voltar ao índice de buscas.
O Yahoo! também está oferecendo ao internauta uma barra
que pode ser acoplada ao navegador. Basta clicar no item Take the
tour e seguir os nove passos. A
barra pode ser personalizada, de
acordo com o interesse do usuário. Depois de instalar essa barra,
é possível agilizar a pesquisa e o
acesso a outros serviços, como e-mail, meteorologia e música.
Por enquanto, o novo serviço só
está disponível em inglês. Ou seja,
se o internauta entrar em
(www.yahoo.com.br) e digitar
uma palavra no campo de pesquisa Buscar, o resultado traz categoria, sites cadastrados e o número
de notícias relacionadas ao assunto.
(MARIJÔ ZILVETI)
Texto Anterior: Veja história de outras epidemias Próximo Texto: Serviço Google quer organizar seu noticiário Índice
|