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São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

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BUSCADOR

Serviço toma "banho de loja"

Yahoo! faz tentativa de resgatar liderança

DA REPORTAGEM LOCAL

O índice de buscas do Yahoo! (new.search.yahoo.com) está de cara nova. Mudou seu layout para tentar recuperar a liderança na área de buscadores, perdida para o Google (www.google.com), que afirma indexar mais de 3 bilhões de páginas e tem 55,1% do mercado global (2002).
O internauta pode agora pesquisar informações pela forma convencional dos buscadores, que listam os sites, com um resumo do conteúdo. Antes, a busca era por diretório, que divide a informação em categorias. Essa opção foi mantida.
O site dá ao internauta a possibilidade de pesquisar imagens, serviço oferecido pelo concorrente e por outros portais há vários anos, caso do AltaVista (www.altavista.com). Outros diferenciais do Yahoo! são o acesso rápido ao site de notícias e à pesquisa de mapas.
Se escolher buscar pela internet a expressão "guerra no Iraque (sem aspas), vai surgir a tela com os resultados e um pequeno ícone do lado direito do nome do site. Essa figura permite abrir a página em outra janela, recurso que facilita a pesquisa para quem quer voltar ao índice de buscas.
O Yahoo! também está oferecendo ao internauta uma barra que pode ser acoplada ao navegador. Basta clicar no item Take the tour e seguir os nove passos. A barra pode ser personalizada, de acordo com o interesse do usuário. Depois de instalar essa barra, é possível agilizar a pesquisa e o acesso a outros serviços, como e-mail, meteorologia e música.
Por enquanto, o novo serviço só está disponível em inglês. Ou seja, se o internauta entrar em (www.yahoo.com.br) e digitar uma palavra no campo de pesquisa Buscar, o resultado traz categoria, sites cadastrados e o número de notícias relacionadas ao assunto. (MARIJÔ ZILVETI)


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