UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOM NA REDE

Software é fácil de instalar e ocupa 1,5 Mbyte

Confira opção de programa para compartilhar arquivos de música

DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria fonográfica registrou perda de 7% no faturamento ao longo de 2002, quando o setor totalizou vendas de US$ 32 bilhões. Segundo a IFPI (International Federation for the Phonographic Industry), o maior responsável pela queda nas vendas é a pirataria -download e cópias ilegais de músicas.
Enquanto o setor se queixa de queda nas vendas, a internet continua sendo o melhor depósito de músicas para quem está interessado em ouvir rádios on-line ou buscar músicas no formato MP3 em computadores de outros internautas pelo sistema P2P.
O KaZaA Lite continua na liderança (www.ikazaa.net) e oferece, segundo o seu site, mais de 1 bilhão de arquivos. Uma alternativa ainda embrionária é o Piolet (www.piolet.com), desenvolvido por um internauta espanhol. Em conexão de alta velocidade, é possível baixar o arquivo (505 Kbytes) em menos de um minuto. O programa ocupa 1,5 Mbyte de espaço no disco rígido do micro.
Depois de transferi-lo para uma pasta no disco rígido, basta dar um duplo clique para iniciar o processo de instalação, que é rápido e simples. A tela mostra seis ícones (Home, My Music, Search, Transfer, HotList e Options).
Em Search, o internauta faz a pesquisa das músicas que deseja transferir para sua máquina. Se digitar Norah Jones, cantora que está nas paradas de sucesso no estilo jazz, vem uma penca de músicas. A intérprete e pianista Nina Simone está bem representada para um programa que começa a engatinhar.
O repertório de MPB é bastante precário. Após escrever o nome Gilberto Gil (por exemplo), vêm mais músicas de Astrid Gilberto, João Gilberto e Bebel Gilberto.
O processo de download de arquivos musicais é o mesmo dos tradicionais programas de busca de arquivos. Com a lista visível na tela, o internauta precisa selecionar o que quer baixar e, com o botão direito do mouse, clicar em Download.

Organização de músicas
Depois de fazer a transferência das músicas para o disco rígido, é possível montar uma lista e tocá-las pelo mesmo software. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Add to Playlist. As músicas vão para uma janela inferior, onde o internauta pode tocá-las em sequência ou aleatoriamente.
Para quem dispensa instalação de programas e busca de música, uma opção é conhecer o novo portal Território da Música (www.territoriodamusica.com. br). Conta com rádio on-line, seção de videoclipes, fotos, notícias e enquetes.
O portal traz música brasileira e rock e é uma iniciativa da Escola de Música & Tecnologia. Quem está interessado em aulas de guitarra deve acionar o canal EM&T (à esquerda da tela).
O portal promete oferecer músicas para download. Por ora, há papéis de paredes de poucos artistas, entre eles o grupo Cranberries.

Promoção
Para conquistar a atenção do internauta, o portal está fazendo uma promoção até o dia 1º de maio: uma guitarra autografada pelo vocalista do Rolling Stones, Mick Jagger. Basta entrar no site, cadastrar-se, criar login e senha e fazer a inscrição.
(MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Galeria on-line expõe desenhos de GPS
Próximo Texto: Panorâmica - Leilão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.