UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Setenta e quatro anos após o som ter chegado ao cinema, é possível assistir a trechos de filmes mudos na rede

Estrelas mudas são aduladas na internet

Reprodução
Cena de "O Imigrante" (1917), de Charles Chaplin, que ele dizia ter sido o que mais o emocionava


HELOISA HELENA LUPINACCI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os prêmios dados a filmes que têm boa edição de som e estrondosos efeitos sonoros fazem parecer cada vez mais distante o tempo em que o cinema era mudo.
A memória dessa época vem acompanhada da imagem de Charles Chaplin, cujos filmes revolucionaram em silêncio.
Filmes mudos são o tema em SilentEra.com (www.silentera. com). O site mostra como as atuações intercaladas com telas em que os diálogos apareciam escritos guardaram fãs por gerações. Há reportagens de jornais da época e lançamentos em DVD.
A seção mais interessante é a chamada Lost Films (ou filmes perdidos). Ali estão listados filmes mudos cujas cópias sumiram. Estima-se que a lista dê conta de 15% dos filmes desaparecidos.
O www.silentsaregolden.com também tem grande conteúdo dedicado ao cinema mudo. Há fotos das estrelas da época, programação de exibição de filmes mudos no cinema e na TV e títulos que saíram em vídeo ou DVD. Sobre cada título de filme mostrado ali, o site oferece a crítica da época, o anúncio comercial publicado nas revistas e a partitura das canções que tocavam enquanto a trama se desenrolava.

História
A era do cinema mudo passou por fases de experimentação e inovação desde o surgimento do cinema, no meio da década de 1890, até 1929, quando os filmes foram sonorizados. Cinco clássicos que confirmam essa visão estão no endereço www.reel.com/ reel.asp?node=features/ millennium/silent.
A história do cinema é o assunto do site www.gen.umn.edu/facultystaff/yahnke/film/cinema1.htm. O primeiro capítulo do livro, no formato de site, é dedicado a esse gênero.
Com a intenção de preservar os primeiros passos do cinema, foram criadas associações de cinema mudo. A mais importante delas é o museu Hollywood Heritage (www.hollywoodheritage. org), que coordena a sociedade do cinema mudo de Hollywood. Outras entidades do mesmo tipo estão em www.silentfilm chicago.com, grupo de Chicago, www.forssasilentmovie.com, festival finlandês, www.wash burn.edu/cas/art/cyoho/archive/Events/KSsff2001/index.html, festival no Texas, e www.silent film.org/home.htm, festival em San Francisco.
Trechos de músicas tocadas nos filmes, assim como cenas célebres, podem ser conhecidos no endereço www.angelfire.com/retro2/lisa/silents.html.


Texto Anterior: Educação
Próximo Texto: Conheça a vida de Charles Chaplin
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.