UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa comemora 34º aniversário do lançamento da Apolo 11 para a Lua

FERNANDO BADÔ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há 34 anos, no dia 16 de julho de 1969, decolava de Cabo Canaveral, nos EUA, a nave que levaria o primeiro homem à Lua.
O que não falta na internet são sites sobre o projeto Apolo, com o qual o governo americano gastou bilhões de dólares para chegar antes dos soviéticos -então rivais da Guerra Fria- ao satélite natural da Terra.
O endereço www.hq.nasa.gov/office/pao/History/ap11ann/introduction.htm traz uma galeria de fotos das diversas etapas da missão, a biografia dos astronautas e a cronologia com os horários de cada fato da viagem.
Em www.apolloarchive.com/apollo_gallery.html, há mais fotos, não apenas da Apolo 11, mas de outras missões famosas na conquista pela Lua.
Para saber sobre Neil Arm- strong, o primeiro homem a pisar na Lua, acesse www.jsc.nasa.gov/Bios/htmlbios/armstrong-na.html. Buzz Aldrin tem um site (www.buzzaldrin.com). A biografia de Michael Collins, que permaneceu no módulo lunar, está em www.michaelcollins.com.

Conspirações
Há quem acredite que a Nasa esconda a verdade por trás da viagem do homem à Lua. Existem até teorias de que o ser humano jamais chegou lá.
O site www.afarsadalua.hpg.com.br, baseado nas fotos tiradas da missão, tenta provar que, na verdade, a chegada à Lua não passou de uma grande farsa.
Outras teorias explicam o porquê de os EUA terem desistido de continuar a exploração e do projeto de instalação de uma base terrestre. Um relato dessa teoria é visto em www.chez.com/gpsufos/doc_apolo11a.html.


Texto Anterior: Sequestro on-line: Hackers invadem PCs para divulgar site pornográfico
Próximo Texto: Diversão: Sucessos do tabuleiro chegam em coletânea
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.