São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensagem multimídia abre celular para invasores e vírus

DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Celulares que podem acessar arquivos on-line também têm um recurso nada conveniente: receber vírus e invasores.
Essa é a conclusão dos especialistas em comunicação para portáteis, que afirmam que, por meio das mensagens multimídia (MMS), os golpistas podem deixar um aparelho fora do ar com torrentes de notificações inúteis ou com outros ataques.
O analista de segurança do Trifinite Group (trifinite.org) Collin Mulliner classificou como "estúpidos" os atuais métodos de proteção dos smartphones. Para ele, modelos com o sistema Symbian OS, como o Nokia 6210 e o Siemens 3568i, podem ser facilmente explorados. Também é possível enviar vírus por meio de conexões Bluetooth e com a ajuda de sites com mecanismos nocivos.
Os ataques são eficientes devido à organização da memória dos portáteis, que usa espaços predeterminados, e à falta de segurança dos aparelhos.
"As senhas travam os aparelhos, mas não evitam programas nocivos", alerta Mulliner. "Não é preciso varrer a rede e buscar as vítimas. Basta enviar as mensagens para tirar vários aparelhos do ar", completa.
A barreira que impede os ataques, por enquanto, é o alto custo do envio das mensagens e a estrutura exigida para a criação das pragas. (JB)


Texto Anterior: Correio eletrônico indesejado é base para cibercrimes
Próximo Texto: Defcon mostra primeiro programa para invadir aparelhos Blackberry
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.