São Paulo, quarta, 16 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa de vídeo exige software

da Reportagem Local

Mais cores e mais resolução são o mínimo que se espera de uma placa de vídeo nova. Mas o problema surge quando as cores do vídeo ficam desbotadas e granuladas, principalmente nas fotos capturadas na Internet.
Isso acontece porque o programa que faz o "Windows" enxergar a placa de vídeo não está instalado ou está desatualizado.
Sem o programa correto, a maioria das placas de vídeo só é capaz de reproduzir 16 ou 256 cores com resolução de 640 x 480 ppp (pontos por polegada) na tela do monitor.
Uma imagem de boa resolução requer que o "Windows" suporte pelo menos 64 mil cores diferentes e uma resolução de 800 x 600 ppp para que todos os detalhes possam ser vistos com nitidez.
Depois de transferir o arquivo para uma pasta vazia, basta clicar sobre ele no Windows Explorer para desempacotar todos os arquivos.
Para instalar o programa que faz o ajuste da placa, basta entrar no Painel de Controle e escolher o ícone Sistema. Em seguida, na tela Gerenciador de Dispositivos, é só clicar sobre Adaptadores de Vídeo e escolher Propriedades.
Na próxima tela, clique sobre o menu driver e na tecla Alterar Driver em seguida. Para instalar o arquivo de configuração, basta escolher a opção Com disco e indicar a pasta para onde foi copiado o arquivo transferido do site do fabricante.
Para conferir as novas resoluções e cores, clique no ícone Vídeo do Painel de Controle e escolha Configurações. É nessa tela que você pode ajustar o número de cores e a resolução para o "Windows". Faça um teste escolhendo a resolução de 800 x 600 ppp com 64 mil cores.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.