São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONGs e governo alimentam conteúdo

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de os grandes portais se meterem nesse assunto, a digitalização de livros vinha sendo tocada por programas como o Projeto Gutemberg (www.gutenberg.org), criado em 1971 e que hoje conta com 6.267 livros digitais, além de vídeos, de imagens e de arquivos de som. Pelo site da USP www.bibvirt.futuro.usp.br também pode-se consultar o acervo, buscando por título ou por autor.
Livros de áudio estão entre as iniciativas pioneiras para a popularização do conhecimento. No início deste mês, o serviço Talking Books (livros falantes, em inglês), do britânico Instituto Real para Cegos, comemorou 70 anos de existência anunciando planos de lançar parte de seus 10 mil títulos em formato digital -atualmente o catálogo é oferecido em CDs.
A loja Audible (www.audible.com), especializada no setor, oferece download gratuito de três títulos de áudio, com validade de 14 dias, enquanto em Audio Treasure (www.audiotreasure.com) há grande variedade de Bíblias e de obras religiosas em formato MP3.
Para manter-se informado sobre as publicações digitais, dois sites nacionais trazem notícias e dados sobre o setor. No recém-inaugurado Portal do Leitor (www.portaldoleitor.com.br), os internautas são convidados a atuar como autores, escrevendo suas biografias. Já a página eBook (www.ebookcult.com.br) oferece instruções para construir uma biblioteca digital e até uma espécie de iBook, aparelho voltado à leitura digital.
Governos de vários países têm se voltado à rede para publicar documentos. Um catálogo de legislação e de normas organizadas por Estado brasileiro pode ser consultado em www.redegoverno.com.br, que oferece o mesmo recurso para consulta de alvarás, de outorgas e de autorizações. Publicações e documentos de referência também podem ser encontrados em www.governoeletronico.gov.br.
A biblioteca do Senado (legis.senado.gov.br/xsqlj/xsql/homepg.htm) gerencia a Rede Virtual de Bibliotecas (www.senado.gov.br/sf/biblioteca/rvbi_bibliotecas.asp). Outra opção governamental on-line é a Fundação Biblioteca Nacional (www.bn.br), que oferece visita virtual. (MB)


Texto Anterior: Projeto gera polêmica sobre direito autoral
Próximo Texto: Segurança: Vírus usa falha de CD da Sony BMG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.