São Paulo, quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE DIGITAL

Programador pioneiro é homenageado no Machinima Festival

Filme feito de game tem dia de Oscar

Divulgação
Imagem do filme "Red vs. Blue", que é baseado no game de tiro Halo para Xbox e foi um dos vencedores do festival Machinima


JULIANO BARRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos cartazes que divulgava a última edição do Machinima Film Festival 2005 colocava três nomes em ordem: Fellini, Spielberg e "um cara com um Xbox".
O evento, que ocorreu no último final de semana, em Nova York, premiou os melhores autores de machinimas, as animações feitas por computador que usam os sistemas gráficos de games.
A comparação dos artistas digitais com os grandes cineastas é exagerada, mas a qualidade dos vencedores mostra a evolução técnica da criação eletrônica.
A brincadeira de transformar personagens de games de tiro como Quake e Doom em atores virou coisa séria. Prova disso é "Game: On" (gameon.furnacemedia.com), que conquistou os prêmios de melhor filme do ano e de melhor comercial. Feita sob encomenda pela montadora Volvo, a produção mescla personagens criados com base no game GTA e cenas com atores e cenários reais.
Outro vencedor que mostrou o amadurecimento da produção de machinimas foi Panics (panics. roosterteeth.com), que serviu como ferramenta de divulgação para promover o game F.E.A.R e levou um prêmio especial de excelência em roteiro.
Apesar do crescimento de filmes que contam com apoio de empresas, os machinimas independentes continuam sendo importantes. O seriado "Red vs. Blue" (www.redvsblue.com), que mostra diálogos engraçados entre dois personagens do game Halo, teve cinco indicações e levou os prêmios de melhor filme independente e de melhor edição.
A vanguarda da criação de filmes com games também foi reconhecida. A animação "person2184" (www.person2184.com) foi eleita como machinima de melhor visual e de maior avanço técnico- algo muito importante em uma categoria de arte que depende dos computadores.
Para conferir os demais vencedores do Machinima Film Festival 2005 acesse o site oficial do evento: festival.machinima.org.

Homenagem
A Academia do Machinima também prestou uma homenagem especial a um dos pioneiros na técnica. O programador David "crt" Wright recebeu um prêmio de honra pela suas contribuições ao crescimento das animações feitas com games. Em 1997, quando ainda era um estudante da universidade de Standford, Wright criou o programa Keygrip, que permitia criar filmes baseados nos gráficos de clássicos dos games de tiro em primeira pessoa.
A invenção facilitou a popularização de produções bastante simples que mostravam maneiras para superar fases de Quake e de Doom de forma mais rápida. Em entrevista por e-mail à Folha, Wright, que hoje é um dos administradores do portal GameSpy (www.gamespy.com), falou sobre a evolução dos machinimas.
"Mesmo na época em que os vídeos eram feitos com ferramentas rudimentares, já eram bastante divertidos", relembra Wright. "O sucesso dos machinimas modernos não me surpreende . O surpreendente são as tecnologias de fora do mundo dos games que vêm sendo usadas", disse.
O programador também define as conexões de banda larga como um importante fator para a popularização da técnica. "Elas levam as animações para uma audiência muito mais ampla", disse.


Texto Anterior: Eleitos os dez maiores momentos da internet
Próximo Texto: The Movies facilita a produção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.