São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Novela da sucessão dos DVDs ganha novos capítulos

PRÓXIMO LG apresenta tocador que exibe filmes em Blu-ray e em HD DVD; a disputa divide as principais fabricantes

DO ENVIADO ESPECIAL

Nem Salomão, o rei dos judeus, teria resolvido a briga pela vaga de sucessor do DVD tão sabiamente. Vídeos em Blu-ray e em HD DVD, os antagônicos formatos de vídeo em alta definição, podem ser exibidos por um só aparelho, o LG BH100.
Também chamado Super Multi Blue, o tocador bilíngüe é capaz de ler discos de HD DVD e de ler e gravar discos de Blu-ray, que armazenam 50 Gbytes -capacidade suficiente para cerca de nove horas de vídeo em alta definição ou 23 horas de vídeo com qualidade básica.
A lista de qualidades do LG BH100 é longa. Ele é compatível com o padrão de 1.080 linhas de definição, com áudio Dolby Digital True e HD DTS-HD, possui cabo HDMI, baixa atualizações via internet e, é claro, toca CDs e DVDs. A LG também exibiu o GGW-H10N, um drive para ser usado em PCs que toca os dois formatos de alta definição.
O poder da família Super Multi Blue custa caro. Com previsão de lançamento para fevereiro, os equipamentos custam US$ 1.199, mais do que o dobro do preço de um tocador compatível com apenas um dos padrões, e não devem ter uma queda de preço muito acentuada devido à complexidade de seu hardware.
O custo alto não é o único entrave que a LG enfrentará. Empresas como a Sony, que apóia o Blu-ray, e a Microsoft, que aposta no HD DVD, já investiram pesado em seus respectivos formatos e não devem apoiar a estratégia conciliadora dos sul-coreanos. Com um olho no peixe e o outro no gato, a própria LG não deixou de promover o Blu-ray e, durante a CES, lançou tocadores e gravadores compatíveis apenas com o formato.
Há ainda os estúdios Warner Bros., que aproveitaram a bagunça dos formatos para anunciar o Total Hi Def (THD), padrão que promete fazer discos serem exibidos tanto em tocadores de Blu-ray quanto em tocadores de HD DVD. Se não houver predominância de um formato ou de outro, resta a alternativa já adotada pelos estúdios Paramount e Warner Bros., de lançar filmes, em diferentes versões, para os dois formatos. (JB)


O repórter JULIANO BARRETO viajou a Las Vegas a convite da Nokia.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: A vida segue: Feira exibe segunda onda do Blu-Ray
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.