São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste - USP

Celular investe em recursos multimídia

CANIVETE SUÍÇO O N91, da Nokia, oferece tocador, câmera, 4 Gbytes de memória e conexões por Wi-Fi e por Bluetooth

EDUARDO MARQUES
JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA
RAFAEL PERON
ESPECIAL PARA A FOLHA

O celular Nokia N91 avaliado neste teste apresenta uma grande variedade de recursos multimídia e de conectividade. As características que mais se destacam no aparelho são suas funcionalidades como tocador de MP3 e sua capacidade de armazenamento. Com seu disco rígido de 4 Gbytes, o N91 pode armazenar músicas, vídeos, fotos e todo tipo de arquivo, como um pen drive. Juntamente com o aparelho, há um CD-ROM com um pacote de softwares e drivers que interagem com o celular e um excelente manual em português. À primeira vista, suas dimensões e peso lembram os de modelos de celulares mais antigos.
Grande parte disso é devido ao espaço ocupado pelo disco rígido e pela quantidade de funcionalidades oferecidas, como a câmera fotográfica, o display grande e o teclado multimídia. Apesar do tamanho do telefone, o teclado é pequeno e dificulta a digitação, principalmente para a escrita de mensagens e para o acesso à internet.

Conectividade
O aparelho está equipado com a tecnologia Wi-Fi 802.11 b/g, que possibilita o acesso a redes sem fio de alta velocidade. Esse recurso permite ao usuário acessar a internet de qualquer local com ponto de acesso a uma rede wireless, como aeroportos, cibercafés, hotéis e lanchonetes. Para isso, o celular dispõe de um aplicativo navegador de fácil utilização.
A navegação em sites que não possuem formatação específica para celular (WAP) é incômoda e, em alguns casos, a visualização do conteúdo é prejudicada. O telefone fornece ferramentas úteis para o download de podcasts (arquivos de áudio acessados pela internet) e para a publicação de fotos e de vídeos em blogs diretamente do celular.
Uma outra tecnologia de comunicação sem fio presente no aparelho é a Bluetooth. Ela permite a conexão e a troca de informações entre aparelhos como notebooks, celulares, PCs, computadores de mão e fones de ouvido. Durante o teste, foi criada uma conexão com outro celular e foram trocados arquivos de texto, fotos e músicas com sucesso.
O N91 possui uma porta miniUSB 2.0, que permite conectá-lo a um PC para transferências de dados. A interação com o celular é realizada por meio de uma suíte de aplicativos da Nokia, que permite fazer cópia de segurança dos arquivos do telefone no PC, sincronizar contatos e e-mails com aplicativos como o Microsoft Outlook, conectar o computador à internet via celular, instalar aplicativos Java e Symbian SIS, gerenciar arquivos contidos no celular, reproduzir e converter arquivos multimídia e armazenar imagens.

Tocador
O principal diferencial do N91 é que ele foi projetado para ser um tocador de músicas eficiente. A estrutura externa do aparelho, a qualidade do som e o software Music Player, contido no celular, proporcionam uma solução completa para a reprodução de conteúdo de áudio na maioria dos formatos utilizados: AAC, AAC+, eAAC+, MP3, WMA, WAV, 3G2, 3GP, 3GPP, 3GPP2, MPEG, MP4, M4A, DCF, ODF, ASF e M3U.
Na parte frontal, há um teclado especial que permite o controle de reprodução das músicas, além de acesso rápido ao Music Player. Esse software contém um equalizador e equalizações predefinidas para ajustes ao gosto do usuário. O som estéreo de alta qualidade produzido pelo N91 pode ser mais bem apreciado ao conectá-lo a um aparelho de som, constituindo uma verdadeira juke-box. O celular também é acompanhado por um par de fones de ouvido conectados a um controle remoto que contém um microfone embutido e permite controlar o software de música.
Além de áudio, o aparelho também possui uma versão do software Real Player, que possibilita a reprodução de vídeo nos formatos 3GP e MPEG-4. Esses formatos permitem o armazenamento de vídeo de forma mais compacta, ideal para portáteis, que geralmente possuem pouca memória.
Um recurso cada vez mais comum em celulares e que também está presente no N91 é o sintonizador de rádio FM. Contudo, para utilizá-lo, é preciso manter os fones de ouvido conectados ao celular.

Câmera
A câmera do Nokia N91 tem resolução de 2 Mpixels e zoom digital de até 20x. Assim, é possível obter fotos com resolução de 640x480 pontos ou de 1.600x1.200 pontos com qualidade variando entre básica, normal e alta. Essas opções influenciam tanto na qualidade da imagem quanto no seu tamanho. A câmera produz vídeos nos formato 3GP e MPEG-4 com resolução de até 352x288 pontos e zoom. No geral, essas configurações são muito boas para o padrão dos celulares no Brasil, mas ficam aquém das qualidades de um modelo intermediário de câmera digital. Para conseguir imagens aceitáveis nos padrões atuais, foi necessário optar pela maior resolução e pela qualidade alta. O zoom digital, por efetuar a ampliação por software (ao contrário do zoom óptico, que realiza a operação por um conjunto de lentes), pode comprometer a qualidade da imagem, principalmente quando utilizado em valores altos.
Já os vídeos possuem qualidade suficiente apenas para vídeos caseiros, como os publicados em videologs. Um ponto interessante é a possibilidade de aplicar zoom durante a gravação, característica nem sempre presente em celulares com câmera embutida.

Conclusão
Com preço de R$ 2.199, o Nokia N91 apresenta uma boa relação custo/benefício, principalmente por suas características avançadas, com destaque para os recursos multimídia e de conectividade. As funcionalidades de reprodução de músicas, a grande capacidade de armazenamento, o acesso a redes sem fio e a câmera integrada fazem desse celular uma ótima opção para quem deseja reunir em um único dispositivo funcionalidades presentes em diversos aparelhos.


EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP; JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA e RAFAEL PERON são mestrandos pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Novidades da Macworld
Próximo Texto: Segurança: Sistema Mac OS X, da Apple, apresenta falha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.