São Paulo, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Aparelho é arma na falta de energia

Carregador baseado em energia solar dá carga completa a telefone celelular em cerca de duas horas

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nesta época de constantes apagões, um produto que pode ser muito útil em situações emergenciais é um carregador à base de energia solar. Lançado recentemente pela Elgin, o Carregador Solar serve para recarregar baterias de pequenos dispositivos eletrônicos, como celulares, tocadores de MP3, fones Bluetooth e praticamente todos os aparelhos que utilizam como padrão a porta USB para serem carregados.
Com uma bateria de alta capacidade, que pode ser carregada pela luz solar, o aparelho não precisa ser alimentado por uma rede de energia elétrica.
O Carregador Solar é bem pequeno e bastante leve. Tem praticamente o peso de sua bateria. Portátil, pode ser transportado numa bolsa ou numa mochila. O painel solar, responsável por carregar a bateria interna, ocupa quase toda a superfície de uma das laterais do aparelho. Por ser bastante sensível e estar totalmente exposto, o painel está sujeito a quebrar-se com facilidade.
Isso, entretanto, não pode ser considerado um defeito do aparelho, pois qualquer painel solar é sensível e, quanto maior for a sua área de exposição, melhor será o seu aproveitamento da luz solar.
Os painéis solares, de modo geral, ainda não são tão eficientes no que se refere à capacidade de aproveitar a luz do sol. Segundo o fabricante, o painel solar do produto consegue um aproveitamento de até 15% da luz, o que é considerado um excelente nível de performance de transformação.

Carga
Há ainda outros dois meios de carregar a bateria do aparelho: pela rede de energia elétrica convencional e pela porta USB de um computador. Usando qualquer um desses dois meios, é possível carregar a bateria do aparelho bem mais rapidamente do que pela energia solar. Durante os testes realizados, o aparelho levou cerca de quatro horas para atingir a carga completa pela rede de energia elétrica e 14 horas pela placa de energia solar.
O aparelho tem dois LEDs. Um deles emite uma luz vermelha enquanto a bateria está sendo carregada e o outro, que fica ao lado do primeiro, emite uma luz branca bastante forte e pode ser utilizado como uma lanterna.
A energia utilizada para acender os LEDs é originada da bateria do aparelho.

Operação simples
O Carregador Solar possui apenas uma porta USB e é por meio dela que os aparelhos eletrônicos são carregados.
Para carregar os dispositivos eletrônicos que já utilizam o padrão USB, como o celular iPhone da Apple, basta conectar o seu cabo à porta USB do Carregador Solar. Nos testes realizados com o iPhone 3G, a bateria do celular foi carregada totalmente em duas horas.
Para carregar os aparelhos eletrônicos que não têm uma porta USB, a Elgin fornece junto com o Carregador Solar um kit com 11 diferentes tipos de conector. Esses conectores se encaixam em um cabo de padrão USB, que, por sua vez, se conecta ao Carregador Solar.
Assim, o produto consegue manter compatibilidade com a maioria dos dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado.
O Carregador Solar vem acompanhado de um manual de instruções bem simples. O que há de mais importante são as informações sobre os cuidados para não danificar o painel solar e, assim, prolongar a vida útil do produto.
O Carregador Solar produzido pela Elgin, com certeza, é bastante útil em situações de interrupção do fornecimento de energia elétrica, pois tanto pode carregar outros aparelhos como servir de lanterna.
O aparelho tem preço sugerido de R$ 199. Diante das suas qualidades e do seu preço, pode-se dizer que o produto tem uma ótima relação custo-benefício.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP.
JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP


Texto Anterior: Tela da morte: Microsoft tira do ar atualização que causava falha geral
Próximo Texto: Reportagem de capa: Serviços melhoram produção do usuário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.