São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade desaprova avaliação feita em sites

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A psicóloga Elisa Zaneratto Rosa, 26, presidente da comissão de ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, desaprova testes de QI realizados pela internet. A seguir, leia trechos da entrevista. (JB)
 

Folha - Os testes de QI oferecidos na internet são confiáveis?
Elisa Zaneratto Rosa -
Falando sob a perspectiva da psicologia, esses testes não têm nenhuma validade como instrumento de avaliação psicológica. Existe uma definição do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de que todo e qualquer instrumento de técnica e avaliação psicológica é de uso exclusivo do psicólogo. O CFP, para manter a qualidade dessas avaliações, que podem até definir o rumo da vida da pessoa, definiu normas para regular esses testes. Até agora, nenhum dos testes feitos via internet foi submetido ao conselho. Nos sites do Conselho Federal (www.pol.org.br) e Regional de São Paulo (www.crpsp.org.br), existem seções com essas resoluções.

Folha - Existe uma norma que define pontuações nos testes de QI?
Zaneratto Rosa -
Diferentes testes utilizam medidas de inteligência diferentes. Nem sempre o QI e os testes que avaliam o nível cognitivo são eficientes. É possível avaliar raciocínio e nível de inteligência da pessoa sem necessariamente medir o QI. Há testes que medem a inteligência por meio de problemas lógicos ou relações emocionais.

Folha - Os testes de quociente emocional são reconhecidos pela psicologia ?
Zaneratto Rosa -
Não há teste autorizado que trabalhe com esse conceito. Por enquanto, essa é uma perspectiva nova na psicologia. Agora, aquilo que faz parte do nosso intelecto e o que diz respeito a nossa emoção não são coisas totalmente separadas.
Historicamente, elas foram separadas pela visão positivista. Hoje pensamos que abalos emocionais interferem na possibilidade de resolver problemas. Por isso, a psicologia entende que emoção e razão se constituem mutuamente.

Folha - Testes de personalidade são usados para atrair usuários para sites de encontro e para preencher vagas em empresas. A maioria das pessoas mente?
Zaneratto Rosa -
Esse é um problema existente em qualquer serviço psicológico na rede. Em relação aos testes, posso assegurar que ninguém pode ser reprovado em uma entrevista de emprego feita pela internet. Se um psicólogo avalizou essa prática, ele deverá responder a um processo ético.


Texto Anterior: Saiba quem inventou o teste de QI
Próximo Texto: Lixo virtual: Provedores processam spammers nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.