São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites e e-mails tentam induzir usuários a erro

DA REPORTAGEM LOCAL

A internet traz sites que têm como objetivo ludibriar internautas e levá-los a locais indesejados para baixar programas ou dar indevidamente informações pessoais.
O programa de compartilhamento de músicas KaZaA Lite, software alternativo ao KaZaA, é um dos nomes que pode levar a endereços falsos. Se o internauta digitar a palavra "KaZaA Lite" no buscador Google (www.google.com), vai encontrar pelos menos três sites que não levam o usuário a esse programa. Ele pode cair em endereços que vão oferecer um discador para fazer ligações internacionais. O KaZaA Lite está disponível em alguns endereços, como o Superdownloads (superdownloads.ubbi.com.br/download/i21459.html).
E-mails falsos também buscam enganar o internauta para obter informações sobre suas contas bancárias, por exemplo. As mensagens trazem links para sites que imitam páginas de instituições financeiras e pedem que o usuário informe dados cadastrais. Os bancos não costumam pedir recadastramento por e-mail, portanto, não forneça suas informações bancárias.
Em notícia divulgada no site do jornal "USA Today" (www.usatoday.com), clientes do BestBuy (www.bestbuy.com) e dos provedores EarthLink (www.earthlink.com) e America Online (www.aol.com) estão entre os que receberam mensagens de sites falsos pedindo dados pessoais.
O site de leilão eBay (www.ebay.com) iniciou campanha educativa para seus clientes.


Texto Anterior: Segurança: Microsoft aumenta importância de atualização para o Outlook
Próximo Texto: Internet: Acelerador de navegação é fraco, mas e-mail fica 42% mais rápido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.