São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O Webby vai para...

Sai relação dos vencedores do Oscar da internet; entre os destaques, estão a rede social MySpace, o Google Earth e o site de publicação de imagens Flickr

DA REPORTAGEM LOCAL

O mundo já conhece os melhores da rede. Foram anunciados na semana passada os sites vencedores do prêmio Webby Awards 2006 (www.webbyawards.com), considerado o Oscar da internet e idealizado pela Academia Internacional de Ciências e Artes (www.iadas.net), dos Estados Unidos. Entre os destaques, estão a rede social MySpace (www.myspace.com), o site de imagens Flickr (www.flickr.com) e o serviço de mapas Google Earth (earth.google.com).
No total, foram distribuídos prêmios em 69 categorias e subcategorias, entre elas, as novatas podcast, uso de vídeos em sites e melhor design. Além disso, neste ano a categoria blog ganhou subdivisões, sendo premiados especificamente blogs pessoais e de cultura, blogs de negócios e blogs sobre política (a relação com todos os vencedores está em www.webbyawards.com).
Para cada categoria, há dois premiados. Um indicado pelo júri da academia, do qual fazem parte personalidades como o músico David Bowie, e outro pela votação popular, realizada por internautas. Neste ano, o júri popular reuniu cerca de 5.500 pessoas de 40 países, que registraram mais de 300 mil votos.
Entre as empresas que ganharam prêmios em mais de uma categoria, um destaque é a BBC (www.bbc.com), com o BBC Cumbria/Digital Lives, em comunidades, e o BBC News, em sites noticiosos. O Google (www.google.com) venceu com o Earth nas categorias design e site para banda larga. O Google Maps (maps.google.com) ganhou prêmio de melhor serviço na internet. Já o Flickr abiscoitou duas estatuetas: a de melhor estrutura de navegação e a de inovação.
Houve ainda muitos casos em que o gosto do júri casou com a votação da academia. No total, 19 sites venceram duplamente o Webby Awards.
Entre eles, estão o Redken Haircolor (www.redkencolor.com), relacionado a beleza e cosméticos, o Style.com, de moda, o The Onion (www.theonion.com), de humor, e o 2006 Sundance Film Festival (festival.sundance.org/2006), sobre filmes. Além destes, ainda levaram o prêmio em ambas as votações o mediaBOOM (www.mediaboom.com), de serviços web, o Above the Influence (www.abovetheinfluence.com), jovem, e o Google Maps.
O júri popular ainda consagrou o MyYahoo! (my.yahoo.com), que personaliza o site de acordo com o gosto dos usuários. (SV)


Texto Anterior: Tendências 2: Notebooks ganham popularidade
Próximo Texto: Voto da academia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.