São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Raio Azul

Os aparelhos que tocam os discos Blu-ray estão mais baratos e aumenta o número de filmes em alta definição

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O raio azul está pronto para brilhar na casa das pessoas comuns. Os preços dos tocadores de Blu-ray, discos que sucedem o DVD, chegaram aos três dígitos no Brasil. Há pouco, custavam mais de R$ 2.000.
Nos EUA, o Wal-Mart vende um modelo, promocionalmente, por US$ 128.
O interesse pela tecnologia cresce conforme cai o custo. O portal comparador de preços Zura! (zura.com.br) diz que, de fevereiro para maio deste ano, aumentaram em 32% as pesquisas sobre Blu-ray.

Alta definição
O Blu-ray é sinônimo de espaço de armazenamento. Esse espaço é usado para hospedar filmes em Full HD, também chamada de alta definição completa ou 1080p. O valor corresponde ao número de linhas mostrado na tela (o DVD convencional reproduz 480 linhas). O "p" refere-se à varredura progressiva, tecnologia que forma a imagem.
Ambas as características redundam na melhor qualidade de imagem disponível hoje para o usuário doméstico. Mas, para usufruir dessa excelência, o espectador precisa ter uma tela compatível, como a de uma moderna TV de LCD ou plasma, cada vez mais em conta.
O acervo de filmes em Blu-ray, no Brasil, não é grande como o de DVDs. Mas, graças ao espaço gigantesco para armazenar dados, não raro um filme editado para outro mercado possui legenda em português.
O primeiro tocador de Blu-ray chegou ao mercado há três anos, em junho de 2006. Até o começo de 2008, ele ainda lutava para se tornar o padrão de alta definição -disputava mercado com o HD DVD, que parou de ser desenvolvido.
Leia, nesta edição, como levar o raio azul à sala e aproveitar o que a tecnologia oferece.

LASER AZUL
O nome da tecnologia Blu-ray deriva da cor do raio laser que faz a leitura dos discos. O raio é azul (blue, em inglês). O disco Blu-ray tem aparência semelhante à de um DVD ou à de um CD convencional, mas sua capacidade de armazenamento é muito maior.

EM ALTA
Um disco Blu-ray simples guarda 25 Gbytes de informação. Cinco DVDs são necessários para guardar a mesma quantidade de dados. Um único Blu-ray armazena duas horas de vídeo em alta definição completa e mais três horas de extras em definição de DVD.

TELEVISÃO
Existem tocadores de Blu-ray dedicados, mas a tecnologia também é encontrada em consoles de videogame e computadores. Normalmente, os tocadores são compatíveis com DVDs e CDs. Para aproveitar toda a qualidade dos discos, é preciso ter uma TV Full HD.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.