São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste de sabedoria

Sites de perguntas e respostas atraem usuários que buscam por saberes diversos

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Qual é o resultado da equação x2 - 8x + 16 = 0? Por que o meu computador está travando? Qual é o melhor roteiro turístico para uma viagem ao Egito? O que fazer para que ela volte para mim?
Em busca de elucidações para questionamentos tão diversos como esses, internautas recorrem a sites de perguntas e respostas movidos pelos próprios usuários.
O funcionamento é simples: você faz uma pergunta e aguarda as respostas dos outros frequentadores do site. Depois de alguns dias, elege a sugestão que considera a melhor.
O mais popular desse tipo de serviço é o Yahoo! Respostas (br.answers.yahoo.com) -trata-se do segundo site de referência mais acessado no mundo, depois da Wikipédia, segundo a comScore. Em fevereiro, o site superou a enciclopédia colaborativa em número de acessos no Brasil, de acordo com o Ibope Nielsen Online.
Diferentemente da Wikipédia, que busca ser uma fonte de conhecimento baseada em referências confiáveis, os sites de perguntas e respostas são mais indicados para saberes inexatos -de conselhos sentimentais a questões sobre política.
Há os que usem o serviço até para fazer a lição de casa - reproduzem lá um problema matemático e voltam apenas para colher a solução.
Segundo Fabio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo! Brasil, o Respostas recebe, no mundo todo, 177,8 milhões de usuários únicos por mês, e há mais de 680 milhões de respostas para cerca de 100 milhões de perguntas.
O Respostas é o terceiro produto mais popular do Yahoo! no mundo, e o Brasil é o segundo país que mais usa o serviço, depois dos EUA. O WikiAnswers (wiki.answers.com) é o segundo site mais popular da categoria.
Quem responde às perguntas no Yahoo! Respostas o faz voluntariamente -a única recompensa é a pontuação acumulada, medida pela atividade no serviço.
Há um ranking geral e listas divididas pelas mais de 20 categorias, como computadores e internet e família e relacionamentos.
Lançado em abril de 2002, o Google Answers tinha como proposta pagar de US$ 2 a US$ 200 a autores de respostas corretas. Mas o site fracassou e fechou em dezembro de 2006.
O Yahoo! Respostas estuda parcerias com empresas que podem responder a dúvidas sobre seus próprios produtos ou sobre questões relacionadas à sua área de atuação. Esse sistema pode aprimorar a precisão do serviço, já que a resposta escolhida como melhor pelo usuário nem sempre é correta.
Segundo Boucinhas, o Yahoo! não tem planos de remunerar os usuários. "Achamos que o que move o produto é a comunidade, a troca de experiências. Não é dinheiro."


Texto Anterior: Pirataria de livros cresce e já preocupa grandes editoras
Próximo Texto: Líder no serviço do Yahoo! já deu quase 80 mil respostas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.