UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

JOSÉ ANTONIO RAMALHO

Aprenda a barrar e-mails indesejados

"Como bloquear remetentes indesejados no Outlook Express 5?" (José Nélio Miranda)
Resposta - Usando o recurso de bloquear remetente do Outlook Express, as mensagens são baixadas do servidor e movidas para a pasta Itens excluídos. O ideal é criar uma regra para apagar a mensagem ainda no servidor. A versão 5 possui diversas regras, mas não tem essa opção. Sugiro baixar do site da Microsoft a versão 6 do Outlook Express, na qual esse recurso está disponível.
Nesse caso, faça o seguinte: clique no menu Ferramentas e selecione Regras para mensagens e em E-mail. No primeiro painel, marque a opção Quando a linha De contiver pessoas. No painel número 2, marque o item Excluí-la do servidor. No painel número 3, clique em Quando a linha De contiver pessoas e digite o endereço do remetente para acrescentá-lo à lista.
Clique no botão Adicionar e OK para encerrar a criação da lista. Uma vez criada a regra, você pode modificá-la e acrescentar novos remetentes.
Essa regra é funcional quando se pensa em um indivíduo. Contudo, com as listas de distribuição usadas por spammers -pessoas ou empresas que enviam e-mails não solicitados-, as coisas são mais complicadas, pois eles usam muitos recursos, incluindo alteração do nome do remetente, e assim enganam as regras criadas.
Experimente usar um soft anti-spam, como o EMC (gratuito em www.abreuretto.com/anti-spam/indexp.htm). Esse programa permite que você leia o cabeçalho das mensagens no servidor e exclua aquelas que não deseja receber antes de baixá-las pelo programa de e-mail.
Outra opção é o Mail Washer (www.mailwasher.net).


Texto Anterior: Saiba criar seu programa particular
Próximo Texto: Hugo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.