São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba tornar arquivos compatíveis

DA REPORTAGEM LOCAL

Na mais recente versão do pacote Office, a Microsoft adotou um formato aberto de arquivo, o Open Office XML. Um documento gravado no formato, que recebe a extensão DOCX no Word, fica com o tamanho bem menor (caso fosse gravado no antigo DOC, ficaria cerca de três vezes maior).

Word 2000 e 2003
O problema é que um conteúdo desse tipo não é aberto normalmente por versões anteriores do Word. Mas a empresa do Windows fez uma extensão gratuita que permite a compatibilidade desses arquivos com o Word 2000 e o Word 2003 (faça o download em tinyurl.com/docxcomp).

OpenOffice.org
O Word 2007 também não tem compatibilidade, no programa original, com o formato ODT, utilizado como padrão no editor de texto do popular pacote de escritório gratuito OpenOffice.org.
Existe uma extensão gratuita para lidar com esse tipo de arquivo e com os formatos análogos no Excel e no PowerPoint. No caso do Word, em tinyurl.com/wordodt escolha a entrada ODF Add-in for Word. Na lista que aparece, o arquivo terminado em EN refere-se ao instalador em inglês.
Basta fazer o download e executar o conteúdo; os passos da instalação são bastante simples.

Service Pack
A Microsoft já anunciou que o pacote de atualizações e correções SP2 do Office, que sai em 2009, fará com que o programa tenha suporte aos formatos ODF e PDF.
A empresa sofre pressão -até judicial- para que seus produtos sejam compatíveis com padrões do mercado e para que documentos criados em seus aplicativos sejam fácil e corretamente acessados por outros softwares, a chamada interoperabilidade. (GVB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Ensine boas maneiras ao Word 2007
Próximo Texto: Na internet: Site Zamzar cria documentos compatíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.