São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Live Spaces vira site de relacionamento

NOVA FASE > Dez dias após negar negociação com Facebook, Microsoft relança Windows Live Spaces, que ganha mais recursos

DA REPORTAGEM LOCAL

"Relacione-se com quem de fato importa". Esse é o slogan do novo Windows Live Spaces (www.amigosdomessenger.com.br), que, na última quinta-feira, finalmente se transformou em uma rede de relacionamento parecida com Orkut, Facebook, MySpace e tantas outras que surgiram nos últimos três anos.
O anúncio da Microsoft aconteceu dez dias depois de Steve Ballmer, presidente da empresa, negar rumores sobre negociações de compra de 5% de ações do Facebook.
A aposta é na base mundial de 280 milhões usuários do Messenger. Segundo a gerente de marketing de serviços on-line, Priscyla Alves, o objetivo é expandir os contatos do mensageiro instantâneo para uma rede social, com mais controle de privacidade.
A empresa já está com o serviço em português para tentar conquistar a enorme base de usuários do MSN Messenger no país: são 31,6 milhões de pessoas, que formam a maior comunidade do serviço no mundo. Aqui, por enquanto, o único concorrente relevante é o Orkut, do Google.
Talvez para reforçar esse laço, o serviço da Microsoft começa discriminando redes rivais, pois não importa contatos do Yahoo! Mail e do Gmail, acessando apenas os do Hotmail, da própria Microsoft. Mas oferece integração com as agendas Apple iCal, Google Calendar e Yahoo!Calendar.
A empresa oferece alguns recursos de que o Orkut, a rede social mais utilizada por brasileiros, não dispõe. A área reservada para fotos, por exemplo, permite armazenar gratuitamente 6.000 fotos por ano. Além disso, é possível criar álbuns e controlar o nível de acesso a cada um deles, individualmente.
Em português, o que há de mais parecido é o Flickr, que oferece gratuitamente 100 Mbytes para arquivar fotos. Porém, pagando US$ 24,95, não há limite de postagem. Quem não se importar em utilizar serviços em inglês pode utilizar o Photos, do Facebook, que é ilimitado, gratuito e tem controle de privacidade.
O Live Spaces oferece outra ferramenta interessante: é o Eventos, que constrói sites personalizados para facilitar a promoção de eventos ou festas.
Ele facilita o envio de convites, a confirmação dos convidados e o compartilhamento de fotos, que podem ser postadas por todos os participantes. Não é preciso ter noção de programação ou webdesign.
Apesar de mais colorida, esse recurso parece inspirado no Events do Facebook, de tão grande a semelhança. (CR)


Texto Anterior: Brasileiros já criam softs para a rede
Próximo Texto: Orkut deve oferecer perfis com amigos para ajudar iniciantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.