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Prof. Pasquale monta show multimídia
RODOLFO LUCENA
Editor de Informática
Depois do programa na TV e das
propagandas educativas de hambúrguer, que o tornaram uma espécie de cruzado da língua, o professor Pasquale investe agora no
mundo informático.
O CD-ROM "Nossa Língua Portuguesa" traz para o computador
o formato do programa da televisão. Cá, como lá, Pasquale Cipro
Neto, que é também colunista da
Folha, aproveita músicas para
destrinchar problemas que rondam o uso diário do idioma.
São 44 capítulos, tratando de
dramas como ortografia, concordância e outras armadilhas. Incluem uma seleta apresentação de
textos de 13 autores nacionais e um
verbete sobre dicionários.
Além das músicas, Pasquale usa
propagandas, jogos e até mímica
para dar o seu recado. Tudo bem
produzido e bem apresentado.
O usuário pode navegar pelos capítulos, aprendendo coisas novas
ou refrescando conceitos. Mas
precisa de tempo: cada item começa com a musiquinha ou brincadeira que introduz o tema. Não dá
para ir direto à questão, buscar o
esclarecimento imediato.
O que significa que o programa
não serve como fonte de consulta
para quem está escrevendo algo e
tem uma dúvida -para isso é melhor uma gramática ou o bom e velho dicionário (eletrônico, talvez).
O espírito do CD é outro, mais
lúdico, menos prático e objetivo.
A própria tela de abertura parece
indicar isso: dificilmente alguém
vai conseguir relacionar as figuras
com os capítulos, para os quais
servem como porta de entrada.
É melhor relaxar e passear por
elas, clicando onde der vontade.
Quem quiser tem a opção de ver os
capítulos pelos seus nomes. Os
textos podem ser impressos.
Dois senões: nos módulos em
que não há hipertexto, a frase que
informa isso traz o verbo haver
sem acento. E, no ícone de identificação do programa, a palavra Portuguesa está com p minúsculo.
O programa, que funciona em
PCs e Macs, traz ainda uma surpresa informática: nestes tempos
de "Windows 95", não é plug and
play, ou seja, não abre a tela de instalação na hora em que você coloca o disco no leitor de CD-ROM.
Produzido pela Eisenhohr, Peixoto e Associados e distribuído pela Publifolha, custa R$ 39.
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