São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Windows aceita outros sistemas

ALEXANDRE MANDL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A oportunidade de utilizar simultaneamente dois sistemas operacionais não é mais exclusividade do GNU/Linux e do Mac OS. O Virtual PC 2004 -lançado no Brasil na semana passada pela Microsoft- dá essa possibilidade aos usuários do Windows.
Por meio do programa, o usuário pode utilizar softwares de outros sistemas operacionais dentro do seu Windows XP ou Windows 2000. O lançamento é compatível com MS-DOS, outras versões do Windows (a partir do Windows 95), OS/2 e GNU/Linux.
O Microsoft Virtual PC 2004 foi testado com a versão 8.2 do GNU/Linux Mandrake.
Para utilizar o programa, o ideal é ter mais de 128 Mbytes de memória RAM. É a memória que dita o desempenho do sistema extra que será instalado. Também é recomendável possuir mais de 2 Gbytes livres no disco rígido.
Com esses pré-requisitos, o usuário pode se arriscar a instalar o sistema desejado (virtual). Cautela e atenção são itens indispensáveis na configuração do Virtual PC 2004. Os assistentes, que supostamente deveriam ajudar a instalação de um sistema extra, são complexos e confusos.
Também é preciso definir o diretório em que o sistema será instalado. O software sugere a instalação de todos os programas no mesmo diretório. Evite essa prática. Grave os arquivos em lugares distintos para evitar confusões.
Feitos os ajustes, basta instalar o sistema desejado. Esse processo é feito por meio de uma tela que parece um programa do Windows. Ela simula o funcionamento de um computador sem sistema operacional. Basta inserir os discos de instalação e seguir a tarefa normalmente.
Esqueça a palavra desempenho ao usar o sistema extra. Afinal de contas, ele utiliza uma memória RAM que também é usada pelo Windows XP ou Windows 2000.
O Microsoft Virtual PC 2004 chegará às lojas em março. A Microsoft ainda não divulgou o preço de venda do produto.


Texto Anterior: Software: CorelDraw 12 tenta fisgar o usuário final
Próximo Texto: Telefonia: Aparelhos celulares com câmera custam caro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.