São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Virou moda a criação de lojas de programas de smartphones

DO ENVIADO ESPECIAL

Não foi só na seara das telas sensíveis que a Apple lançou escola. Nesta semana, Nokia e Microsoft anunciaram a criação de lojas on-line de aplicativos para telefones inteligentes. Já a loja do Android passará a vender programas -até agora, só existiam aplicativos gratuitos no serviço.
Além disso, a China Mobile, maior operadora do gigante asiático, está planejando lançar um bazar de programas para celular.
A loja Ovi, da Nokia, deve estrear em maio -a partir de março, os desenvolvedores, que vão ficar com 70% do lucro das vendas, poderão subir seus programas. Enquanto não enviam seus aplicativos, os desenvolvedores podem efetuar cadastro em publish.ovi.com.
O smartphone N97, que deve chegar ao mercado internacional em junho, vai ser o primeiro pré-carregado com o software de acesso à loja, a qual, segundo a Nokia, oferecerá desde aplicativos, jogos e vídeos, até widgets, podcasts, serviços baseados em localização e conteúdo de personalização.
A loja on-line da Microsoft vai se chamar Windows Marketplace for Mobile.
O software para o recurso vai estar embutido em todos os telefones com o Mobile 6.5. Desenvolvedores independentes poderão vender aplicativos por meio da loja -como acontece no caso das concorrentes. (GVB)


Texto Anterior: Windows Mobile se moderniza
Próximo Texto: Barcelonotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.