São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Colapso

Cortes de acesso e falhas em serviços como Gmail e Twitter lançam dúvidas sobre a segurança dos dados na internet

Ilustração Samuel


DA REDAÇÃO

Computação na nuvem é uma expressão que vem ganhando espaço. Com um sabor algo poético, tenta identificar um mundo em que o poder de processamento está na rede, na internet, e não mais apenas no seu computador pessoal ou empresarial.
O micro, o laptop e o celular não passam de porta de acesso para esse mundo maravilhoso de alta velocidade e capacidade de armazenamento de dados virtualmente ilimitada. É lá que você guarda suas fotos, seus e-mails, seus textos e documentos os mais diversos. Tudo muito bom, mas o que acontece na hora que a luz se apaga?
Mensagens de e-mail ficam inacessíveis, arquivos são perdidos, negócios deixam de ser fechados, conversas amorosas sofrem interrupção. Tudo porque um serviço ficou fora do ar, deixando órfã uma comunidade cada vez mais dependente da internet.
O rompimento de cabos submarinos deixou milhões de indianos sem acesso à internet; erros de endereçamento provocaram a queda do YouTube; decisões judiciais interrompem o fornecimento de serviços; falta de capacidade de servidores gera engarrafamento de dados; corte de luz tira boa parte de São Paulo da rede.
A sequência vem fazendo com que empresas e especialistas no mundo internético comecem a questionar o suposto mundo maravilhoso da web 2.0. E é preciso buscar opções para não ficar com o mouse na mão quando a rede diz adeus.


Próximo Texto: Ficção: "South Park" já amanheceu sem conexão à rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.