São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

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Page views perdem espaço em ranking de sites mais populares

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de páginas diferentes que o usuário visualiza ao visitar um site já não é o melhor indicador de audiência da internet, segundo a Nielsen/NetRatings, que faz medição de audiência da web.
Antes, a empresa usava uma combinação de usuários únicos e page views para definir os sites mais populares. Agora, a nova medição leva em conta o tempo que os usuários passam navegando no endereço.
A explicação é que, devido ao uso de aplicações da web 2.0 nas páginas, o usuário acessa muitos conteúdos sem que mude de página ou que ela seja recarregada.
Além disso, fazem sucesso sites como o YouTube, em que o internauta passa mais tempo assistindo vídeos ou outros conteúdos.
Na nova classificação, a Nielsen/NetRatings leva em conta o número de usuários únicos de um site e o tempo gasto por eles por lá.
A multiplicação de um número pelo outro leva a um "bolo" de minutos, usado no ranking.
Alexandre Magalhães, analista do Ibope/NetRatings, que faz a medição de audiência da internet no Brasil, diz que, na verdade, o tempo gasto já era medido. Agora, ganhou mais importância, enquanto os page views se tornaram secundários. "As coisas que chamam mais atenção na internet hoje não têm páginas", diz ele.
No Brasil, o ranking das páginas mais populares não é divulgado. Com a mudança, houve rearranjo nos primeiros lugares de audiência nos EUA. Em page views, lideravam Yahoo!, Fox e Google, seguidos por MSN/Windows Live, eBay e AOL Media Network.
Com a medida de tempo gasto, o Yahoo! perdeu a liderança para a AOL, ficando em segundo lugar. O Google escorregou para a quinta classificação, enquanto o MSN subiu para a terceira. A Fox caiu do segundo para o quarto lugar.
(PL)

NOVO RANKING
Marcas com maior audiência nos EUA, segundo a Nielsen Minutos gastos no site, em maio

- 1. AOL MEDIA NETWORK
25 bilhões
- 2. YAHOO!
20 bilhões
- 3. MSN/WINDOWS LIVE
11 bilhões
- 4. FOX
8 bilhões
- 5. GOOGLE
7 bilhões

COMUNICAÇÃO
SKYPE AGORA ACEITA CARTÃO NACIONAL PARA CRÉDITOS
Os brasileiros que usam o Skype (www.skype.com) para ligar para telefones convencionais de todo o mundo já podem comprar os créditos do serviço com cartão de crédito nacional Visa, MasterCard, American Express, Diners e Hipercard. Anteriormente, só era possível adquirir os minutos com cartão internacional.

LOCALIZAÇÃO
GOOGLE MAPS ESTRÉIA CONTEÚDOS PERSONALIZADOS
O Google Maps lançou a ferramenta My Maps, para que os usuários façam mapas personalizados com informações, fotos e caminhos. Também pode ser mostrado conteúdo feito por terceiros. A novidade é que, em vez de acessar o "mashup" no site de quem o preparou, as informações aparecem na própria página do Google Maps.

MAIS FÁCIL
Dois estudantes vão lançar nos EUA o www.whitecanelabel.com, site de venda de roupas para cegos. A página será navegada por voz e as roupas terão etiquetas com informações em braille.

LIGAÇÕES PERIGOSAS - 1
O site Stickam.com, com chats via webcam para adolescentes a partir de 14 anos, é do mesmo proprietário de uma rede de sites de webcams de sexo, disse Alex Becker, ex-vice-presidente do Stickam, ao jornal "New York Times".

LIGAÇÕES PERIGOSAS - 2
Pais e especialistas em segurança on-line não gostaram de saber que o Stickam compartilha escritórios e funcionários com as páginas pornográficas.

MENOS MAU
Os pais de crianças dos Estados Unidos receberam uma boa notícia. Colocar informações pessoais na internet, como nome da escola e fotos, não aumenta o risco de ataque por um predador, segundo constatou uma pesquisa publicada na revista "Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine".

[+]FUTUROLOGIA
PROTÓTIPO PROMETE TRANSFORMAR CELULAR EM CONSULTOR DE BELEZA FEMININA
Em dúvida na hora de comprar maquiagem? No futuro, o seu celular poderá resolver esse dilema para você. Um projeto da HP promete reconhecer o tom de pele das usuárias por meio da câmera digital do celular, enviar os dados para um programa especial e retornar dicas de qual tom de pintura mais combina. A tecnologia mistura as mensagens MMS (Multimedia Messaging Service) com técnicas de reconhecimento de cores. Leia mais sobre o projeto em www.folha.com.br/circuitointegrado.

E-MAIL
POSTINI AJUDA GOOGLE A AVANÇAR SOBRE MS
Em decisão que foi interpretrada como mais um avanço do Google no território da Microsoft, a empresa de internet comprou a Postini, que gerencia e-mails de empresas à distância. O preço foi de US$ 625 milhões. A Postini tem serviço para bloquear spam e vírus, para monitorar mensagens e para preservá-las para atender a legislação.

MP3 EM FORMA
A Yamaha (www.yamaha.com) lançou um toca-MP3, o BODiBEAT, que monitora o batimento cardíaco do usuário e escolhe músicas de acordo com a intensidade do exercício.

BOATARIA
Com o lançamento do iPhone, os macmaníacos ficaram sem boatos interessantes por um tempo. Mas eles acharam um novo projeto: o rumor agora é um iPod edição especial Beatles, com o catálogo inteiro da banda dentro.

FAZENDO AS PAZES
A Intel, criadora do computador portátil Classmate PC, espécie de concorrente do laptop de US$ 100, agora decidiu apoiar o projeto do MIT. O notebook para crianças do terceiro mundo, porém, vai continuar usando processador da concorrente da Intel, a AMD.

iPhone já tem bug confirmado

DA REPORTAGEM LOCAL

Recém-lançado, o iPhone já tem um "bug", ou problema vindo de fábrica, confirmado.
A Apple disse que o medidor de bateria de alguns celulares não mostra que ela está completamente cheia mesmo após uma recarga total.
A empresa diz que é um problema de software que deve ser corrigido em "update" do programa do telefone.
Além disso, a Apple esclareceu que a bateria não "morre" após 400 recargas, mas sim passa a operar com 80% de capacidade.
(PL)


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