São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

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Novo formato da E3 provoca insatisfação

DO ENVIADO ESPECIAL

Ao longo de 12 anos, a E3 consolidou-se como o, maior e mais importante evento de games do planeta. Mas estava cara demais e inchada de público. Neste ano, a organizadora ESA (Entertainment Software Association) tentou dar um novo formato ao evento, mas o resultado não foi dos mais animadores.
Em vez de concentrar todos os acontecimentos em apenas um local, espalhou os expositores por diversos hotéis de Santa Monica -o tempo necessário para deslocar-se entre um e outro causou vários atrasos.
Em um pequeno hangar, ao lado do aeroporto da cidade, ficava o pavilhão de exposições central, de tamanho ínfimo se comparado ao Los Angeles Convention Center, antiga sede da E3. Com poucos jogos, sem ventilação adequada nem telões, não era muito atraente.
Por outro lado, restringir a E3 a apenas aproximadamente 5.000 convidados funcionou, pois as filas para testar os jogos, por exemplo, acabaram. Seria melhor, no entanto, se as menos de 40 empresas participantes -contra mais de 300 em 2006- ficassem em um mesmo local.
Mesmo entre os produtores, a nova E3 não emplacou -a reportagem da Folha, em conversas informais, ouviu somente reclamações. Hideo Kojima, célebre criador da série Metal Gear Solid, disse durante uma conferência que o formato adotado em 2007 foi uma "perda de tempo" e pediu a velha E3 de volta. Por ora, o futuro da Electronic Entertainment Expo é uma incógnita.
As esperanças de um novo show de games estão agora voltadas à Games Convention, feira de games que acontece na Alemanha em agosto. Além de ser aberto ao público, o evento na cidade de Leipzig já conta com centenas de expositores confirmados, e pavilhão de exposições 40% maior que a edição anterior.
Abrir as portas ao público, aliás, parece ser mesmo a tendência para os eventos de jogos: em setembro, será a vez da Tokyo Game Show, que em 2006 recebeu público recorde: 190 mil pessoas. Os dois primeiros dias serão dedicados à imprensa e negócios, mas nos outros dois os nipônicos invadirão o centro Makuhari Messe.
Nos EUA, agora as expectativas se voltam para a E for All, em outubro, em Los Angeles. Assim como a Games Convention e a Tokyo Game Show, a feira será voltada ao consumidor.


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