São Paulo, Quarta-feira, 18 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários e provedores se unem

da Reportagem Local

Era esperada para ontem a regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o uso da infra-estrutura de cabos de TV pelos provedores de Internet. A Abranet (Associação Brasileira de Provedores) diz estar esperando por isso, juntamente com 150 empresas associadas, há mais de um ano.
"A Lei Geral de Telecomunicações deixa claro que as empresas de infra-estrutura não podem impedir os provedores de atuar no setor", afirma António Tavares, presidente da Abranet. Tavares está entrando em contato com a ABTA (Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura) para criar um diálogo com as operadoras de TV a cabo.
Para ele, um bom exemplo de relacionamento entre provedores e fornecedores de infra-estrutura é o ocorrido em Uberlândia (MG). Lá, a empresa de TV a cabo CTBC Telecom inaugurou, em julho, acesso à Internet. Os provedores puderam explorar o cabo e oferecer serviços de Internet rápida. Hoje, quem assina esse serviço não sabe mais o que é conexão a 33 Kbps.
Segundo Tavares, assim que for regulamentado o uso do cabo pela Anatel, todos os provedores vão oferecer serviços, e os preços vão cair.
Raphael Mandarino, presidente da Associação Nacional de Usuários de Internet (Anui), afirma que "as novas tecnologias de acesso não são atraentes para o usuário quando comandadas por empresas que monopolizam o setor".
E uma novidade: a Microsoft comprou uma participação na Globocabo.


Texto Anterior: Provedores querem investir
Próximo Texto: Estande conta história do computador desde os anos 40
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.