São Paulo, Quarta-feira, 18 de Agosto de 1999
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SAIBA USAR MELHOR

E-mail pode trazer surpresas desagradáveis

LISA GUERNSEY
do New York Times News Service

Imagine receber um envelope que você não consegue abrir de jeito nenhum. Ou um maço de papéis dobrados de maneira tão complexa que é preciso um manual de instruções para abri-lo. Ou ainda uma carta contendo símbolos e letras totalmente incompreensíveis.
Essa situação pode ser rara no mundo físico, mas, infelizmente, é muito comum para quem usa correio eletrônico. E à medida que cada vez mais pessoas utilizam o e-mail para transmitir, como arquivos anexados, fotos ou documentos escritos em processadores de texto, cada vez mais pessoas se vêem diante de anexos (ou attachments) que não conseguem abrir.

Arquivos de vários tipos
Os anexos são arquivos de computador transmitidos pela Internet por mensagens de correio eletrônico. Assim como as mensagens de e-mail enviam textos de um computador a outro, os anexos carregam arquivos de muitos tipos, incluindo documentos escritos em processadores de textos, imagens e programas de computador.
As pessoas normalmente recorrem aos anexos quando enviam um arquivo contendo algo mais do que um texto simples -por exemplo, um memorando escrito em papel de carta especial.
Teoricamente, os anexos devem facilitar a vida do usuário. Com eles, cientistas podem trocar gráficos mostrando resultados de pesquisas, amigos e parentes podem trocar fotos pela Internet.
Bastam alguns cliques no mouse para eliminar o trabalho de enviar disquetes pelo correio ou a perspectiva intimidante de enviar coisas por FTP, protocolo de transferência de arquivos -a opção preferida dos usuários mais familiarizados com a Internet.
Essa é a teoria, mas a prática, frequentemente, é outra. "Muitas coisas podem dar errado", diz Greg Smith, consultor de suporte em informática na Universidade Stanford. "Não é tão fácil como parece. Mesmo os micreiros experientes podem ficar confusos."
Nas mensagens de e-mail, os anexos normalmente aparecem como ícones. Com programas de e-mail -como o "Eudora" ou o "Outlook"-, o usuário só precisa clicar sobre o ícone para ver o arquivo se abrir em uma janela separada. Se você tiver "Word" em seu micro e clicar sobre o ícone de um artigo criado com o "Word", o arquivo deve ser aberto imediatamente.
Em muitos casos, porém, esse clique apenas abre portas para muita confusão.
Às vezes, o arquivo simplesmente não abre. Outras vezes, aparece uma caixa de diálogo na tela perguntando ao usuário qual programa deve ser usado para abrir o arquivo.
Pode surgir também uma mensagem pedindo que o arquivo seja descomprimido.
Também é comum o arquivo ser aberto, mas a visualização vira uma sequência inútil de símbolos do teclado, algo que lembra xingamentos escritos no estilo das histórias em quadrinhos.
O usuário frustrado pode se consolar com uma informação: os problemas com os anexos quase nunca são culpa de quem os recebe. "Seja o problema seja intencional ou não, quase sempre ele pode ser atribuído ao remetente", diz Kenneth Breshears, gerente de suporte da Eudora.


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