São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

MÚSICA DIGITAL

Audiogalaxy lança versão paga de serviço de streaming; usuários ainda podem obter MP3 gratuitamente

Programa comercializa canções via rede

DA REDAÇÃO

O Audiogalaxy, programa de troca de arquivos pela internet, lançou serviço pago, por assinatura, em sua página, na semana passada. A empresa fechou uma parceria com o site de serviço pago Listen.com.
O serviço a ser cobrado é o Rhapsody, que oferece músicas tiradas de 17 mil discos. O preço da assinatura será US$ 9,95 por mês. O internauta não poderá fazer download das canções: somente escutá-las em transmissão direta via rede (streaming).
O outro serviço do Audiogalaxy, o Satellite, de troca de arquivos, continua sendo gratuito, mas o acervo de músicas é limitado.
Um porta-voz da Listen.com disse que a empresa estava "interessada em trabalhar com um parceiro que tem um público que adora música".
Depois do fim do Napster, o Audiogalaxy já esteve entre os mais populares serviços de troca de arquivos da internet. Ele era famoso pela seleção de músicas obscuras e alternativas que oferecia aos seus usuários. No entanto o serviço perdeu popularidade após o processo que sofreu da Riaa (associação da indústria fonográfica norte-americana), em maio, pois adicionou filtros aos servidores, que supostamente bloqueiam a troca ilegal de músicas.
O novo serviço da Audiogalaxy lembra o processo de extinção do Napster, cujos criadores prometeram vender músicas de forma legalizada em parceria com a MusicNet, empresa criada por grandes gravadoras multinacionais.


Próximo Texto: KaZaA e Gnutella geram 50% do tráfego da rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.