São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software usa comunicador pessoal

Reprodução
Tela do programa "UltraHal Assistant", que fala com o usuário para lembrá-lo de compromissos


DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine estar conversando com outro internauta por meio de um comunicador pessoal (programa que permite enviar e receber mensagens instantâneas) e descobrir que o seu interlocutor é, na verdade, um computador.
Foi o que propôs o estudante americano Kevin Fox, que colocou um programa de inteligência artificial criado nos anos 60 para conversar com usuários do comunicador "AOL Instant Messenger" (www.americaonline.com.br).
O programa se chama "Eliza" e é considerado rudimentar, mas conseguiu enganar várias pessoas: um internauta chegou a discutir detalhes da sua vida amorosa com a máquina. Transcrições das conversas estão disponíveis no endereço www.fury.com/aoliza.
Quem quiser fazer o download do "Eliza" (145 Kbytes) pode encontrá-lo no endereço www.users.surfree.net.il/juventus. Fox promete divulgar em breve as instruções para quem quiser integrar o software a um comunicador pessoal.
Outro programa de conversação disponível na rede é o "Robitron", que venceu o Prêmio Loebner em 1998 e 1999. Para falar com uma versão simplificada do sistema, visite o endereço www.robitron.com/RobbyTheRobot.html. Você pode conferir a "reação" que o programa teve ao ganhar os prêmios em www.robitron.com/ALTALK.TXT.
Se você não fala inglês, pode conversar em português com o personagem Sami, que dá dicas sobre investimentos no site www.sulinvest.com.br.
O mesmo programa é utilizado no site www.sharp.com.br, em que um assistente virtual conversa com os internautas sobre aparelhos eletroeletrônicos.
Mas a opção mais interessante é o "UltraHal Assistant", ferramenta que promete ajudar o usuário a lembrar de compromissos e telefones e até acessar notícias na Internet.
O programa tem uma versão gratuita, que está disponível para download (11,1 Mbytes) no endereço www.zabaware.com/assistant/index.html. A versão paga (US$ 35) reconhece comandos de voz em inglês.
(BG)


Texto Anterior: Programas sabem conversar com usuário
Próximo Texto: Página traz bate-papo com John Lennon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.