São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM DIGITAL
Fotos impressas em papel especial e jato de tinta já concorrem com as reveladas em lojas especializadas
Imprima fotografias com alta resolução

FRANCISCO MADUREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ficar na frente do micro pode ser incômodo se você gosta de lembrar dos bons momentos em frente a um álbum de fotografias. Nesse caso, impressoras de alta resolução e páginas da Internet podem ajudá-lo a organizar suas fotos digitais ou trazê-las para o mundo real.
O papel também é fundamental: com uma jato de tinta de alta resolução, por exemplo, uma imagem impressa em papel fotográfico não perde para as reveladas em shopping centers.
Mas ainda há outra vantagem: você pode editar suas fotos em programas gráficos antes de imprimir. Dá para limpar os "olhos vermelhos", tirar pessoas da foto ou brincar com as imagens.
As desvantagens são o preço e a demora. Diluídos no tempo, o papel, a tinta e o preço da impressora ainda são mais caros que o processo da fotografia convencional.
Além disso, para imprimir uma foto de 10x15 cm em alta resolução, as máquinas mais rápidas ainda levam entre cinco e dez minutos. Na melhor das hipóteses, são 12 fotos impressas em uma hora. O mesmo tempo que leva para revelar 36 poses nas lojas de fotografia.
As impressoras também custam caro para o usuário doméstico. Nos EUA, a Epson Stylus Photo 1270 (cerca de US$ 450) e a HP 950C (cerca de US$ 250) saem mais barato. As empresas, porém, não dão garantia para equipamentos comprados no exterior.

Qualidade da imagem
Antes de imprimir suas fotos digitais, no entanto, preste atenção no formato em que você as salvou. O mais comum é o JPG, já que as imagens geradas nesse formato ocupam menos espaço na memória e no disco rígido.
O ideal é trabalhar com o TIF. Mesmo que suas fotos ocupem mais espaço em disco, a resolução é preservada. Na hora de imprimir, você sentirá a diferença.
A Folha testou quatro modelos de impressoras jato de tinta. Todas apresentaram resultados satisfatórios na impressão de fotos e imagens com muitas cores e matizes.
Cada uma também apresentou alguns problemas que podem dificultar a vida de quem não tem intimidade com impressoras.
A Epson Stylus Photo 1270, por exemplo, apresentou bom desempenho, mesmo que sua resolução nominal seja de apenas 1.440 ppp (pontos por polegada), menor que a das outras. Mas demorou a imprimir as fotos -uma imagem de 20x25 cm levou 13 minutos para ficar pronta-, e a organização do guia de instalação pode confundir o usuário.
A HP 950C não ficou para trás. Imprimiu com boa definição, sem granulação (pontos típicos das jato de tinta) e rápido. O problema da impressora, no entanto, é que a face do papel que será impressa fica para baixo na bandeja. Como o papel fotográfico é mais aderente, foi preciso empurrá-lo para efetuar a impressão.
A simplicidade de instalação e o painel de controle da Lexmark Z52 merecem destaque. O manual também é simples e facilita a instalação. Mas ela também demorou os mesmos 13 minutos que a Epson para imprimir uma foto de 20x25 cm em alta resolução, e as cores não pareceram tão vivas quanto as da Epson e da HP.
A Canon BJC-8200 é silenciosa e conseguiu uma boa resolução. Mas a instalação exigiu paciência: são seis tubos de tinta encaixados sobre uma cabeça de impressão que o usuário também instala -nas outras, a cabeça de impressão está no próprio cartucho.


Texto Anterior: Cabeçalho colorido no "Word"
Próximo Texto: Papel especial melhora definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.